Avião que caiu em SP não era do PCC nem carregava barras de ouro

Compartilhe

É falso que o avião que caiu na avenida Marquês de São Vicente, em São Paulo, na última sexta-feira (7), pertencia à facção criminosa PCC e carregava 50 kg de ouro. O boato foi desmentido pelo Ministério Público e pela Polícia Civil de São Paulo.

As peças enganosas acumulavam centenas de compartilhamentos no Facebook e milhares de visualizações no TikTok até a tarde desta terça-feira (11).

O AVIÃO QUE CAIU EM SP ERA DO PCC (...) policiais tanto da polícia quanto do Ministério Público confirmam que a bordo estava uma maleta carregando itens de valor e documentos confidenciais que expõem uma rede criminosa do PCC ligada ao tráfico internacional de armas. Na maleta foram encontrados 50 kg de lingotes de ouro avaliados em R$ 15 milhões

Posts mentem ao alegar que o Ministério Público e a polícia de São Paulo revelaram que a aeronave que caiu na última sexta-feira (7) na capital paulista pertencia ao PCC e carregava ouro

Posts nas redes mentem ao alegar que o Ministério Público e policiais de São Paulo revelaram que o avião que caiu na capital paulista na última sexta-feira (7) pertencia ao PCC e carregava 50 kg em lingotes de ouro.

O Ministério Público de São Paulo negou ter conhecimento sobre essas alegações. Em nota, a SSP (Secretaria de Segurança Pública) de São Paulo informou que o acidente está sendo investigado na esfera criminal pelo 23° Distrito Policial, no bairro de Perdizes.

Questionado por Aos Fatos, o 23° DP informou que, de acordo com o que já foi apurado, as alegações difundidas nas redes são falsas.

A queda da aeronave, que colidiu com um coqueiro e atingiu um ônibus, deixou dois mortos e sete feridos. As vítimas fatais foram o piloto Gustavo Medeiros e o dono da aeronave, o advogado Márcio Louzada Carpena. O avião, um Beechcraft F90 King Air, de matrícula PS-FEM, foi comprado no ano passado.

Aos Fatos não localizou qualquer acusação contra o advogado em investigações referentes ao PCC. Carpena era professor universitário e atuava na recuperação judicial de empresas gaúchas.

As causas que levaram a queda da aeronave também estão sendo investigadas pelo 4º Serviço Regional de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos, órgão regional do Cenipa (Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos), na capital paulista.

O caminho da apuração

Aos Fatos entrou em contato com o Ministério Público e a Polícia Civil de São Paulo, que desmentiram o boato. Contextualizamos também a checagem com informações divulgadas na imprensa sobre o proprietário da aeronave.

Compartilhe

Leia também

falsoBolsonaro não foi inocentado de acusação de tentativa de golpe

Bolsonaro não foi inocentado de acusação de tentativa de golpe

falsoImagem que circula nas redes é antiga e não mostra ataque de rebeldes do Iêmen contra porta-aviões dos EUA

Imagem que circula nas redes é antiga e não mostra ataque de rebeldes do Iêmen contra porta-aviões dos EUA

falsoEstudo da USP não comprova que máscaras foram inúteis e perigosas na pandemia de Covid-19

Estudo da USP não comprova que máscaras foram inúteis e perigosas na pandemia de Covid-19