🕐 ESTA REPORTAGEM FOI PUBLICADA EM Julho de 2020. INFORMAÇÕES CONTIDAS NESTE TEXTO PODEM ESTAR DESATUALIZADAS OU TEREM MUDADO.

Autor de bloqueio nas redes, Moraes é o ministro do STF mais atacado por bolsonaristas suspensos

Por Bruno Fávero, Marina Gama Cubas e João Barbosa

25 de julho de 2020, 00h16

Relator do inquérito que suspendeu perfis bolsonaristas por atacar o Supremo Tribunal Federal nas redes sociais, o ministro Alexandre de Moraes também é o alvo preferencial de tweets contra a corte. Levantamento do Radar Aos Fatos nas 16 contas bloqueadas nesta sexta-feira (24) mostra que 71% das mensagens negativas sobre o STF citavam o ministro.

Foram analisados 218 tweets de 13 dessas contas (três não eram públicas ou estavam vazias), que pertencem a nomes como os do ex-deputado Roberto Jefferson (PTB-RJ), de Luciano Hang, dono da rede de lojas Havan, do blogueiro Allan dos Santos, do site Terça Livre, e da militante bolsonarista Sara Winter. Para a seleção, foram considerados os 20 tweets mais populares de cada usuário com referências ao STF e que foram publicados entre 3 de maio e 24 de julho.

A análise mostra que a absoluta maioria das mensagens no período —186 ou 85% do total— foi crítica à corte e uma minoria — 32 ou 15% —, neutra. Não há no universo pesquisado uma única menção positiva ao STF ou a seus ministros.

O conteúdo analisado soma 3,3 milhões de interações (curtidas e retweets) das quais quase 3 milhões (90%) vêm dos tweets críticos ao Supremo. Moraes, que é citado em 86 mensagens, também aparece como o principal assunto nessa métrica e concentra 1,5 milhão das interações, 46% do total.

O ministro Dias Toffoli, com dez menções e quase 220 mil interações (6%), é o segundo mais citado pelo grupo. Ele é seguido por Gilmar Mendes, com oito menções e 202 mil interações (6%), Celso de Mello (sete mensagens e 171 mil interações), Luís Roberto Barroso (seis mensagens e 184 mil interações)/ O STF é citado sem referência a ministros em 127 mensagens com 1,5 milhão de interações.

Repercussão. No grupo investigado, quem alcançou um público mais amplo ao falar sobre o STF foi o blogueiro Allan dos Santos: os 20 tweets analisados (19 deles críticos) geraram 877 mil interações (834 mil ou 95% vindos das mensagens negativas).

O ex-deputado Roberto Jefferson aparece em segundo lugar, com 20 mensagens negativas que resultaram em 782 mil interações, seguido de Sara Winter, com 20 tweets (19 negativos) totalizando 578 mil interações.

Leia também:
Bolsonaristas inflam desinformação sobre artigo 142 para atacar STF no Twitter
Como se relacionam e quem atacam no Twitter os investigados no inquérito das 'fake news'

Histórico. O inquérito das “fake news” foi aberto em março de 2019 pelo presidente do STF, ministro Dias Toffoli, que nomeou Moraes como relator. O foco do processo é investigar a disseminação de notícias falsas e ameaças aos membros da corte e a seus familiares.

As primeiras operações públicas da Polícia Federal ocorreram mais de um ano depois do início das investigações. Em maio, agentes da PF fizeram buscas e apreensões em endereços do político Roberto Jefferson, do empresário Luciano Hang e de outras 15 pessoas citadas no inquérito. Todos são apoiadores do presidente Jair Bolsonaro.

À época, Moraes também determinou que oito deputados federais e estaduais aliados do presidente Bolsonaro fossem ouvidos.

O inquérito foi e ainda é questionado por alguns políticos e juristas. Entre os argumentos principais está o fato de os membros da corte serem, ao mesmo tempo, vítimas e julgadores na ação. Em junho, o plenário do STF decidiu pela constitucionalidade do inquérito por dez votos a um.

Moraes também conduz o inquérito que apura os atos antidemocráticos. A investigação foi aberta a pedido do procurador-geral da República, Augusto Aras, após protestos do dia 19 de abril pedirem o fechamento do Congresso, do STF e um novo AI-5. O objetivo é descobrir quem são os organizadores e financiadores dos atos. Alguns dos deputados que foram ouvidos em maio na ação das fake news são investigados nesse outro inquérito.

O blogueiro Allan dos Santos e o empresário Otávio Fakhoury, investidor conhecido no mercado financeiro, são citados em ambos os inquéritos.

Metodologia

O Radar Aos Fatos buscou, via API pública do Twitter, postagens referentes ao STF das 16 contas de Twitter que foram bloqueadas pela corte:

@allantercalivre, de Alan Lopes dos Santos
@bernardopkuster, de Bernardo Pires Kuster
@edgardcorona, de Edgard Gomes Corona
@edsonsalomaomc, de Edson Pires Salomão
@_brasileirinhos, de Eduardo Fabris Portella
@EnzuhOficial, de Enzo Leonardo Suzi Momenti
@luciano_hang, de Luciano Hang
@stachin_marcelo, de Marcelo Stachin
@bellizia70, de Marcos Dominguez Belliza
@oofaka, de Otavio Oscar Fakhoury
@roboconservador, de Rafael Moreno
@GTabacow, Reynaldo Bianchi Junior
@rodrgo_ribeiro, de Rodrigo Barbosa Ribeiro
@_SaraWinter, de Sara Fernanda Giromini
@cmtewinston, de Winston Rofrigues Lima
@blogdojefferson , de Roberto Jefferson Monteiro

Em três delas, porém, não foi possível capturar postagens: o perfil @edgardcorona não é público; a conta @_brasileirinhos não tinha mensagens com os termos buscados; e a @stachin_marcelo não continha nenhuma publicação.

Foram selecionadas, em seguida, apenas as postagens únicas — ou seja, não retweets, mas tweets dos próprios investigados— publicadas entre 3 de maio e 24 de junho, que continham termos relacionados ao STF (disponíveis aqui).

Para análise de conteúdo foram coletados os 20 tweets mais populares (curtidas + retweets) de cada perfil. Em casos de perfis que não alcançaram esse número mínimo, foram analisados todos os tweets capturados.

A categorização dos tweets, bem como a análise do conteúdo, foi feita manualmente pela equipe do Radar Aos Fatos. Os tweets mais populares de cada investigado foram categorizados de acordo com o alvo da postagem e, posteriormente, teve o conteúdo analisado nos seguintes critérios: positivo; negativo e neutro.

sobre o

Radar Aos Fatos faz o monitoramento do ecossistema de desinformação brasileiro e, aliado à ciência de dados e à metodologia de checagem do Aos Fatos, traz diagnósticos precisos sobre campanhas coordenadas e conteúdos enganosos nas redes.

Topo

Usamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade. Ao continuar navegando, você concordará com estas condições.