Áudio sobre ‘revelação divina’ e ‘guerra’ no segundo turno não é de Michelle Bolsonaro

Compartilhe

Não é da primeira-dama, Michelle Bolsonaro, um áudio com a afirmação de que Deus revelou a existência de um segundo turno no qual seria necessário “guerrear” pela nação, como afirmam postagens (veja aqui). Na realidade, a voz é da pastora Hellen Janaína, da Igreja Shalom, de Manaus. A religiosa negou que a primeira-dama estivesse presente no culto no dia da votação. Michelle Bolsonaro acompanhou a totalização dos votos em Brasília.

Publicações com o conteúdo enganoso acumulavam 650 mil visualizações no TikTok e centenas de compartilhamentos no Facebook nesta terça-feira (4).


Selo falso

Michelle Bolsonaro diz em áudio que Deus falou com ela

Voz em áudio difundido por publicações nas redes sociais não é da primeira-dama Michelle Bolsonaro

É falso que seja de Michelle Bolsonaro um áudio em que é citada uma revelação de Deus de que o presidente Jair Bolsonaro (PL) não seria derrotado no domingo (2) porque haveria segundo turno. Na realidade, a voz é da pastora Hellen Janaína, do Ministério Apostólico Internacional Shalom, em Manaus, o que foi confirmado pela religiosa ao Aos Fatos.

Por telefone, a pastora negou que a primeira-dama estivesse presente no culto e lamentou que seu relato tenha sido usado de maneira indevida. “O que aconteceu foi algo extremamente espiritual e, lamentavelmente, não sei quem são essas pessoas, que pegaram os nossos áudios e fizeram uma montagem como se fosse a primeira-dama”, ela afirmou.

O Aos Fatos verificou que o relato original (a partir de 1h45m15) foi transmitido ao vivo no canal da Igreja Shalom no domingo (2), dia da votação do primeiro turno das eleições de 2022. Nesse dia, a primeira-dama acompanhou o presidente Jair Bolsonaro (PL) na votação no Rio de Janeiro e depois voltou a Brasília, onde votou e acompanhou a totalização com um grupo de pastoras evangélicas.


Aos Fatos integra o Programa de Verificação de Fatos Independente da Meta. Veja aqui como funciona a parceria.

Referências

  1. YouTube
  2. Metrópoles

Compartilhe

Leia também

falsoVídeo mostra brigadista controlando incêndio, não queimada criminosa

Vídeo mostra brigadista controlando incêndio, não queimada criminosa

Quais são as causas das queimadas que afetam o país e como se proteger dos efeitos

Quais são as causas das queimadas que afetam o país e como se proteger dos efeitos

falsoGolpe que promete clonar WhatsApp usa vídeo de Marçal manipulado com IA

Golpe que promete clonar WhatsApp usa vídeo de Marçal manipulado com IA