Não é da primeira-dama, Michelle Bolsonaro, um áudio com a afirmação de que Deus revelou a existência de um segundo turno no qual seria necessário “guerrear” pela nação, como afirmam postagens (veja aqui). Na realidade, a voz é da pastora Hellen Janaína, da Igreja Shalom, de Manaus. A religiosa negou que a primeira-dama estivesse presente no culto no dia da votação. Michelle Bolsonaro acompanhou a totalização dos votos em Brasília.
Publicações com o conteúdo enganoso acumulavam 650 mil visualizações no TikTok e centenas de compartilhamentos no Facebook nesta terça-feira (4).
Michelle Bolsonaro diz em áudio que Deus falou com ela
É falso que seja de Michelle Bolsonaro um áudio em que é citada uma revelação de Deus de que o presidente Jair Bolsonaro (PL) não seria derrotado no domingo (2) porque haveria segundo turno. Na realidade, a voz é da pastora Hellen Janaína, do Ministério Apostólico Internacional Shalom, em Manaus, o que foi confirmado pela religiosa ao Aos Fatos.
Por telefone, a pastora negou que a primeira-dama estivesse presente no culto e lamentou que seu relato tenha sido usado de maneira indevida. “O que aconteceu foi algo extremamente espiritual e, lamentavelmente, não sei quem são essas pessoas, que pegaram os nossos áudios e fizeram uma montagem como se fosse a primeira-dama”, ela afirmou.
O Aos Fatos verificou que o relato original (a partir de 1h45m15) foi transmitido ao vivo no canal da Igreja Shalom no domingo (2), dia da votação do primeiro turno das eleições de 2022. Nesse dia, a primeira-dama acompanhou o presidente Jair Bolsonaro (PL) na votação no Rio de Janeiro e depois voltou a Brasília, onde votou e acompanhou a totalização com um grupo de pastoras evangélicas.
Aos Fatos integra o Programa de Verificação de Fatos Independente da Meta. Veja aqui como funciona a parceria.