Áudio sobre Bolsonaro atribuído a Luana Piovani é de 2018

Compartilhe

Um áudio atribuído à atriz Luana Piovani sobre a popularidade de Jair Bolsonaro (PL) no Nordeste circula desde 2018 e não é recente, como afirmam postagens nas redes sociais (veja aqui). Reportagens sobre a gravação foram publicadas há quatro anos, quando a atriz estava em turnê com uma peça de teatro na Bahia e no Ceará, como é afirmado no áudio. Piovani jamais confirmou a autenticidade da gravação. Atualmente, ela mora em Portugal, e não há registros de que ela tenha gravado um novo áudio sobre o presidente.

A postagem conta com 4.800 compartilhamentos no Facebook nesta segunda-feira (8).


Selo não é bem assim

Gente, por coincidência eu estou em turnê pelo Brasil com a minha peça. Então, eu estava em Fortaleza, depois Juazeiro do Norte e agora estou em Salvador. O bicho está pegando aqui em cima, viu? Eu estou muito impressionada com o anti-petismo. (...) Eu não conheci uma pessoa até agora que não seja Bolsonaro. Aqui no nordeste as pessoas estão com ojeriza do PT. E as pessoas acham que ele [Bolsonaro] é a única solução. Ninguém fala de Marina. Ninguém fala de Alckmin. Só se fala de PT e Bolsonaro. Eu estou impressionada. A força dele é gigantesca.

Áudio atribuído à Luana Piovani em 2018 é compartilhado como atual

Circula desde 2018 um áudio atribuído à atriz Luana Piovani sobre a popularidade de Jair Bolsonaro (PL) no Nordeste, portanto, não é recente como afirmam postagens nas redes sociais. Em 27 de setembro de 2018, dias antes do primeiro turno da eleição presidencial, o jornalista Amaury Jr. publicou em seu blog o mesmo áudio, com a transcrição, em uma reportagem intitulada “Luana Piovani tem áudio vazado sobre Bolsonaro e fãs cobram posição”.

Na gravação, é citada uma turnê pelo Brasil com passagens por Fortaleza, Juazeiro do Norte (CE) e Salvador. Em 2018, Luana Piovani esteve em cartaz nessas cidades com a comédia teatral “Ele Ainda Está Aqui”, apresentada nos dias 7,8 e 9 de setembro na capital cearense, no fim de semana seguinte em Juazeiro do Norte, e nos dias 21, 22 e 23 em na capital baiana. Não há registros de que Piovani tenha apresentado recentemente uma peça no Nordeste. Ela mora desde dezembro de 2018 em Portugal, e grava uma novela por lá.

No fim do áudio ainda é dito que ninguém no Nordeste falava nos nomes de Marina Silva e Geraldo Alckmin, que disputavam a corrida ao Palácio do Planalto naquele ano pela Rede e pelo PSDB, respectivamente. Hoje, Alckmin, filiado ao PSB, é candidato a vice-presidente na chapa liderada por Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

Na época também foi compartilhado um outro áudio com a alegação de que Luana Piovani teria declarado voto em Bolsonaro. A atriz desmentiu a autoria e disse que não votaria nele nem no PT. Poucos dias antes no pleito, Luana Piovani declarou voto em Marina Silva.

O Aos Fatos não encontrou declarações recentes de Luana Piovani sobre a disputa eleitoral de 2022. A assessoria da atriz não retornou os contatos da reportagem.


Aos Fatos integra o Programa de Verificação de Fatos Independente da Meta. Veja aqui como funciona a parceria.

Compartilhe

Leia também

falsoPost engana ao comparar preços de combustíveis, taxas e cotação do dólar nos governos Bolsonaro e Lula

Post engana ao comparar preços de combustíveis, taxas e cotação do dólar nos governos Bolsonaro e Lula

falsoPosts distorcem decisão do STJ para fazer crer que traficante não será punido ao portar armas

Posts distorcem decisão do STJ para fazer crer que traficante não será punido ao portar armas

falsoSátira sobre briga por assento em voo da Gol circula como se fosse verdade

Sátira sobre briga por assento em voo da Gol circula como se fosse verdade