Áudio que incentiva impeachment de Bolsonaro não é de assessor do governo no Ceará

Compartilhe

Publicações que circulam nas redes sociais afirmam que é um assessor do governo do Ceará chamado Ricardo Certi quem, em um áudio, orienta a imprensa a criticar o presidente Jair Bolsonaro para incentivar a população a pedir o seu impeachment (veja aqui). A gravação circula desde março de 2020 e, na época, a Casa Civil do estado afirmou que o áudio era falso. Além disso, o Aos Fatos não encontrou qualquer servidor com esse nome ou com grafia semelhante no Portal de Transparência cearense.

Nos últimos dias, o áudio voltou a circular em um vídeo que traz a foto do governador do Ceará, Camilo Santana (PT), ao lado da de Bolsonaro. No Facebook, publicações com o conteúdo enganoso somavam ao menos centenas de compartilhamentos nesta quinta-feira (4) e foram marcadas com o selo FALSO na plataforma de verificação do Facebook (saiba como funciona).


Áudio de Ricardo Certi, assessor da Casa Civil do Governo do Ceará, Camilo do PT. Bandidos!!

Não é um assessor do governo do Ceará chamado Ricardo Certi quem diz em um áudio que circula nas redes que a imprensa precisa incentivar a população a pedir o impeachment de Bolsonaro. Desinformação semelhante circulou em março de 2020, quando foi desmentida pelo governador Camilo Santana em sua página no Facebook. O Aos Fatos também não encontrou nome igual ou com grafia semelhante a Ricardo Certi na lista de servidores estaduais do Ceará no Portal da Transparência, entre janeiro de 2020 e março de 2021.

Por e-mail, a Secretaria de Estado da Casa Civil do Ceará voltou a confirmar que nunca teve um funcionário com esse nome nos quadros do governo.

A desinformação já circulou em duas versões: apenas como áudio no WhatsApp e como um vídeo no qual a gravação é ilustrada com fotos de Camilo Santana e Bolsonaro.

Restrições. Em março do ano passado, ainda no início da pandemia de Covid-19 no Brasil, o Ceará determinou o fechamento de estabelecimentos comerciais e a interrupção do sistema público de transportes, com exceção de serviços essenciais, como farmácias e supermercados. A medida foi prorrogada no fim daquele mês, coincidindo com o surgimento do falso áudio.

Como antes, o áudio voltou a circular após o anúncio de novas medidas restritivas devido ao agravamento da pandemia. Na quarta-feira (3), Camilo Santana, e o prefeito de Fortaleza, José Sarto (PDT), anunciaram que a capital cearense terá um novo isolamento social rígido a partir de sexta-feira (5). Nesta quarta-feira (3), Fortaleza tinha 91,23% dos leitos de UTI ocupados por pacientes com Covid-19, informou O Povo.

Aos Fatos entrou em contato com a Polícia Civil do Ceará para saber se houve alguma investigação sobre o caso, mas não obteve resposta.

Esta peça de desinformação também foi checada pela Agência Lupa, Boatos.org e Comprova.

Compartilhe

Leia também

falsoSuperior Tribunal Militar não impediu Bolsonaro de cumprir pena na Papuda

Superior Tribunal Militar não impediu Bolsonaro de cumprir pena na Papuda

falsoÉ falso que estrangeiro que veio ao Brasil para COP30 foi internado com ebola em Belém

É falso que estrangeiro que veio ao Brasil para COP30 foi internado com ebola em Belém

falsoCena de tornado no Paraná foi gerada por IA

Cena de tornado no Paraná foi gerada por IA

fátima
Fátima