🕐 ESTA REPORTAGEM FOI PUBLICADA EM Setembro de 2021. INFORMAÇÕES CONTIDAS NESTE TEXTO PODEM ESTAR DESATUALIZADAS OU TEREM MUDADO.

Áudio que convoca para atos bolsonaristas é atribuído a militar morto há 20 anos

Por Priscila Pacheco

3 de setembro de 2021, 12h15

Um áudio com uma convocação para as manifestações bolsonaristas de 7 de setembro tem sido falsamente atribuído nas redes sociais ao oficial da Marinha Fernando Catta Preta Baumeier, morto há 20 anos (veja aqui). As postagens afirmam que a gravação foi feita durante uma reunião no Clube Naval do Rio de Janeiro nesta semana, mas a entidade desmentiu a existência do encontro.

A peça desinformativa reúne ao menos 8.200 compartilhamentos no Facebook nesta sexta-feira (3) e foi marcada como FALSO na ferramenta de verificação da plataforma (Saiba como funciona). O conteúdo enganoso também circula no WhatsApp.


Selo falso

Vcs querem ouvir uma bomba quentinha? Ouçam um audio do Almirante da reserva Fernando Catta Preta Braumaier na reunião dos 33 no clube Naval do RJ, realizado hoje à tarde.

Um áudio com uma convocação para os atos bolsonaristas de 7 de setembro tem sido atribuído nas redes sociais e no WhatsApp ao capitão de mar e guerra Fernando Catta Preta Baumeier, mas isso não é verdade. Aos Fatos verificou no CNF Brasil (Cadastro Nacional de Falecidos) que o militar morreu em fevereiro de 2001.

O filho do militar, o engenheiro Fernando Baumeier, também desmentiu a autoria do áudio em um post no Twitter e, como relatou a rádio CBN, criticou o uso que fizeram do nome de seu pai. Catta Preta ocupou diversos postos na Marinha e ficou 35 anos na reserva.

Também é falsa a informação contida no áudio de que houve uma “reunião dos 33” no Clube Naval do Rio de Janeiro para debater a realização de atos a favor do voto impresso e pela destituição de nove ministros do STF (Supremo Tribunal Federal). Ao Aos Fatos, a entidade informou que desconhece tal grupo e que não houve encontro semelhante em suas dependências.

Aos Fatos não conseguiu identificar o verdadeiro autor do áudio nem o local onde ele foi gravado. A peça está sinalizada como “encaminhada com frequência” no WhatsApp mas, devido à natureza da plataforma, não é possível estimar o alcance do conteúdo. Também não foi encontrada qualquer convocação de integrante da Marinha para as manifestações marcadas para o feriado da Independência.

O Boatos.org também checou a peça de desinformação.

Referências:

1. CNF Brasil
2. Twitter Fernando Baumeier
3. CBN


Esta reportagem foi publicada de acordo com a metodologia anterior do Aos Fatos.

Topo

Usamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade. Ao continuar navegando, você concordará com estas condições.