É falso que o presidente Lula (PT) foi vaiado após criticar Jair Bolsonaro (PL) em cerimônia em Macapá (AP). O vídeo que circula com essa alegação traz um áudio falso, com gritos de “ladrão”. Na transmissão oficial do evento, de fevereiro deste ano, o presidente é aplaudido.
Publicações com o conteúdo mentiroso acumulavam ao menos 2.600 curtidas no Instagram até a tarde desta sexta-feira (11).
Lula tentou falar mal do Bolsonaro no Amapá. População reagiu.

Posts nas redes têm compartilhado um vídeo editado para fazer crer que Lula foi vaiado em um evento após criticar Jair Bolsonaro. As peças de desinformação inseriram um áudio com gritos de “Lula, ladrão” na gravação original, que registra uma solenidade de transferência de terras da União para o Amapá.
Na transmissão ao vivo do evento disponível nos canais oficiais do governo (veja abaixo), é possível ver que o presidente foi aplaudido pela plateia ao criticar decisões do governo Bolsonaro e a suposta falta de investimentos da gestão anterior no estado nortista.
São comuns nas redes peças de desinformação que inserem áudios falsos em vídeos de eventos, solenidades e visitas oficiais de Lula. Aos Fatos já desmentiu uma série de outras publicações que usam recursos semelhantes para sugerir que o presidente teria sido ofendido pelo público (veja aqui, aqui e aqui).
O caminho da apuração
Aos Fatos buscou no YouTube a transmissão oficial da solenidade que aconteceu no Amapá em 13 de fevereiro e constatou que não houve vaias no trecho destacado pelas peças enganosas.




