Não é o presidente da Câmara de Vereadores de São Paulo, Milton Leite (União Brasil), o homem que responsabiliza o prefeito Ricardo Nunes (MDB) em áudio que circula nas redes pelo apagão ocorrido na capital paulista. A voz da gravação é do sindicalista Eduardo Annunciato.
Posts que atribuem falsamente a fala ao vereador somavam mais de 26 mil visualizações no TikTok até a tarde desta quinta-feira (17).
O presidente da Câmara do Vereadores de São Paulo, Milton Leite expõe a realidade do problema e responsabiliza Ricardo Nunes, atual prefeito da cidade de São Paulo, com relação ao apagão
Não foi gravado por Milton Leite o áudio que responsabiliza Ricardo Nunes pelo apagão na cidade de São Paulo. Reportagem da Folha de S.Paulo confirmou que a voz que aparece no registro é, na verdade, do presidente do Sindicato dos Eletricitários de São Paulo, Eduardo Annunciato, conhecido como Chicão.
No áudio, Chicão alega que o prefeito não teria acatado as sugestões feitas durante o apagão ocorrido em novembro do ano passado. O sindicalista também critica o governador, Tarcísio de Freitas (Republicanos), e alega ter faltado fiscalização.
Em entrevista ao jornal, Chicão assumiu a autoria do conteúdo. O vereador Milton Leite, por sua vez, desmentiu as acusações. “Tomei conhecimento de que circula em grupos de WhatsApp uma fake news atribuindo a mim a autoria de um áudio sobre os problemas causados pela Enel na cidade de São Paulo. Não acredite em mentiras plantadas em período eleitoral”, afirmou.
Vídeos de discursos do presidente da Câmara Municipal de São Paulo também provam que sua voz não é similar à do áudio que circula nas redes.
As peças de desinformação passaram a circular no contexto da falta de energia em São Paulo, que começou após tempestade ocorrida na última sexta-feira (11). Cerca de 2,6 milhões de imóveis ficaram sem luz e, até esta quinta-feira (17), mais de 36 mil ainda não tiveram a energia restabelecida pela Enel — empresa concessionária do serviço na cidade.
A crise no sistema elétrico de São Paulo tem sido explorada politicamente pelas campanhas de Ricardo Nunes e Guilherme Boulos (PSOL), que disputam o segundo turno.
O caminho da apuração
Aos Fatos consultou reportagens da imprensa e registros anteriores do vereador Milton Leite para desmentir a autoria do áudio. Também recuperamos o contexto do apagão na cidade de São Paulo e da disputa política por trás das acusações falsas.