É falso que ato contra anistia e PEC da blindagem reuniu 100 mil pessoas em SP

Compartilhe

Não é verdade que o protesto ocorrido no último domingo (21) na avenida Paulista reuniu 100 mil pessoas. Levantamento da USP (Universidade de São Paulo) estimou o comparecimento de 42,4 mil pessoas. Os posts também enganam ao comparar esse número inflado ao público de um ato bolsonarista específico sem mencionar que a oposição já realizou manifestações com maior adesão.

Publicações com o conteúdo enganoso acumulavam centenas de compartilhamentos no Facebook e no X até a tarde desta segunda-feira (22).

Ato da esquerda contra a PEC da bandidagem na Av. Paulista: 100 mil pessoas. Ato da direita contra a prisão de Bolsonaro: 12,4 mil pessoas. SEM ANISTIA. CONGRESSO SEM BANDIDAGEM.

Print de publicação no X que mostra duas manifestações ocorridas na avenida Paulista, em São Paulo. A primeira imagem mostra pessoas majoritariamente vestidas de vermelho e a frase: ‘Av. Paulista contra a PEC da bandidagem: 100 mil pessoas’. A segunda imagem mostra pessoas majoritariamente vestidas de verde e amarelo e a frase: ‘Av. Paulista contra a prisão de Bolsonaro: 12,4 mil pessoas’. A publicação segue com a seguinte mensagem: ‘Ato da esquerda contra a PEC da bandidagem na Av. Paulista: 100 mil pessoas. Ato da direita contra a prisão de Bolsonaro: 12,4 mil pessoas. Sem anistia. Congresso sem bandidagem’.

Posts nas redes têm compartilhado uma imagem que compara de forma enganosa a manifestação de domingo (21) na avenida Paulista a um ato bolsonarista em 29 de junho no mesmo local. As publicações se baseiam em duas premissas falsas:

  • O número de participantes no protesto de domingo (21) foi de 42 mil pessoas, e não 100 mil, como alegam os posts;
  • Ao compartilhar uma cena de um protesto bolsonarista específico, as peças de desinformação omitem que houve atos a favor da anistia com adesão similar ao da manifestação da esquerda.

Segundo o Monitor do Debate Político do Meio Digital, coordenado pelo Cebrap (Centro Brasileiro de Análise e Planejamento) em parceria com a USP (Universidade de São Paulo), 42,4 mil pessoas estiveram na avenida Paulista no ato convocado por artistas e entidades de esquerda contra a PEC da Blindagem e o PL da Anistia.

Aos Fatos encontrou uma versão do vídeo usado pelas peças de desinformação publicado nas redes por um perfil de esquerda (veja aqui). Apesar de não ter sido possível encontrar o registro original, uma fotografia do mesmo ângulo foi postada no fim de semana pelo deputado federal Guilherme Boulos (PSOL-SP), que compareceu ao ato do fim de semana.

Atos pró-anistia. Por meio de busca reversa, Aos Fatos verificou que o vídeo apontado como sendo de um ato contra a prisão de Bolsonaro foi publicado em 29 de junho no perfil do Metrópoles no X (veja abaixo). O evento de fato reuniu 12,4 mil pessoas, segundo levantamento do Monitor do Debate Político no Meio Digital.

Print de publicação no perfil do Metrópoles no X que mostra uma manifestação ocorrida na avenida Paulista, em São Paulo, no dia 29 de junho de 2025.
Publicação no perfil do Metrópoles no X que mostra a manifestação 'Justiça, já', ocorrida na avenida Paulista, em São Paulo, no dia 29 de junho de 2025 (Reprodução).

A comparação feita pelas peças de desinformação, no entanto, engana ao omitir que houve manifestações pró-anistia com público superior ao do ato de 29 de junho.

A última manifestação de apoio a Jair Bolsonaro, ao presidente americano Donald Trump e ao PL da Anistia ocorreu no dia 7 de setembro e reuniu 42,2 mil bolsonaristas na avenida Paulista.

O caminho da apuração

Aos Fatos realizou buscas reversas de imagem e vídeo para identificar a origem de cenas usadas nos posts. Para verificar a veracidade dos números atribuídos ao protesto do último domingo (21), a reportagem também consultou levantamentos de público feitos pelo Monitor do Debate Político no Meio Digital.

Por fim, foram ainda analisadas publicações de redes sociais e registros feitos na avenida Paulista, incluindo vídeos e fotografias compartilhados por perfis de parlamentares e veículos de imprensa.

Compartilhe

Leia também

falsoMaduro não denunciou que ministros do STF receberam R$ 38 milhões para blindar o Foro de São Paulo

Maduro não denunciou que ministros do STF receberam R$ 38 milhões para blindar o Foro de São Paulo

falsoÉ golpe anúncio de pré-venda de álbum de figurinhas da Copa do Mundo

É golpe anúncio de pré-venda de álbum de figurinhas da Copa do Mundo

falsoÉ falso que foram confirmados 38 casos de Mpox na Bahia após o Carnaval

É falso que foram confirmados 38 casos de Mpox na Bahia após o Carnaval

fátima
Fátima