Ataques ao STF e ao TSE representam metade do engajamento do PCO no Twitter

Compartilhe

Postagens que pedem a dissolução do STF (Supremo Tribunal Federal) e atacam membros da corte e do TSE (Tribunal Superior Eleitoral) representam quase metade (45%) das interações obtidas pelo PCO (Partido da Causa Operária) no Twitter neste ano. A legenda de extrema-esquerda foi incluída nesta quinta-feira (2) no inquérito das “fake news” pelo ministro Alexandre de Moraes, que determinou o bloqueio das contas da sigla nas redes.

O Bipe identificou 82 tweets publicados pelo PCO com acusações ao STF, ao TSE ou a ministros das duas cortes, que alcançaram 173.645 interações na plataforma. O volume representa 45% do total de 388.741 curtidas e retweets obtidos pelo partido entre 1º de janeiro e 3 de junho deste ano. A sigla defendeu a dissolução do STF em 26 posts e atacou Moraes, chamado de “skinhead” ou “fascista”, em 13 publicações.

Apesar do bloqueio determinado pelo ministro do STF, os perfis do PCO nas redes sociais permaneciam ativos até a tarde desta sexta-feira (3). No Twitter, a repercussão da decisão do Supremo fez aumentar em 13% o número de seguidores da sigla: de 35 mil em 1º de junho para 39,9 mil dois dias depois, segundo a ferramenta Social Blade.

Moraes justificou a inclusão do partido no inquérito em razão de indícios de que dinheiro público teria sido usado para a disseminação massiva de ataques e ofensas ao STF e ao TSE. Em nota, o PCO classificou a decisão como “censura” e reivindicou o encerramento da investigação e do próprio Supremo.

Compartilhe

Leia também

falsoSuperior Tribunal Militar não impediu Bolsonaro de cumprir pena na Papuda

Superior Tribunal Militar não impediu Bolsonaro de cumprir pena na Papuda

falsoÉ falso que estrangeiro que veio ao Brasil para COP30 foi internado com ebola em Belém

É falso que estrangeiro que veio ao Brasil para COP30 foi internado com ebola em Belém

falsoCena de tornado no Paraná foi gerada por IA

Cena de tornado no Paraná foi gerada por IA

fátima
Fátima