🕐 ESTA REPORTAGEM FOI PUBLICADA EM Novembro de 2022. INFORMAÇÕES CONTIDAS NESTE TEXTO PODEM ESTAR DESATUALIZADAS OU TEREM MUDADO.

Aos Fatos registra recorde de audiência com cobertura das eleições 2022

29 de novembro de 2022, 14h47

Aos Fatos bateu recorde durante as eleições deste ano e registrou em outubro sua maior audiência mensal em seus sete anos de história. O site computou 2 milhões de visualizações de página e cerca de 1,4 milhão de usuários únicos no mês. O recorde anterior era de março de 2020 mês em que a pandemia de Covid-19 irrompeu no Brasil. Aos Fatos também teve crescimento recorde de seguidores e audiência nas redes sociais. Só no Instagram, foram 210 mil novos seguidores, triplicando o tamanho da conta.

O resultado de audiência foi alavancado por checagens em tempo real das declarações dos principais candidatos à Presidência em entrevistas e debates. Três das reportagens mais lidas do site do Aos Fatos são as checagens das entrevistas do presidente Jair Bolsonaro e do então candidato Luiz Inácio Lula da Silva no Jornal Nacional, na Globo, e a checagem do debate da Band com Bolsonaro e o então candidato Lula, no segundo turno.

Fechando a lista das cinco reportagens mais lidas durante as eleições estão a checagem de um vídeo do pastor André Valadão, que mentiu sobre decisão do TSE, e apuração que mostrava que é falso que o programa do governo Lula prevê instalação obrigatória de banheiro infantil unissex.

"O sucesso das checagens em tempo real feitas pelo Aos Fatos chama atenção para a necessidade de veículos com alto alcance, como redes de televisão e canais de streaming, viabilizarem iniciativas semelhantes. Nossos repórteres e editores aperfeiçoam esse tipo de cobertura desde as eleições de 2016, quando já era claro que havia demanda por separar rapidamente o que é fato e o que é mentira no discurso público", diz Tai Nalon, diretora executiva do Aos Fatos.

Durante o período eleitoral, Aos Fatos publicou quase 300 reportagens, dentre as quais 12 coberturas em tempo real de entrevistas e debates. O Radar Aos Fatos mostrou como sites hiperpartidários e redes sociais de vídeos foram usados para distribuir desinformação. Em parceria com a Agência Pública e o Núcleo Jornalismo, Aos Fatos mostrou o uso de anúncios irregulares no Facebook e no TikTok e a estratégia bolsonarista de associar Lula à criminalidade usando desinformação. Aos Fatos também desmentiu as principais mentiras contra o sistema eleitoral no primeiro e no segundo turno.

Redes sociais. O impacto da cobertura também foi visto nas redes sociais – com crescente engajamento e quantidade de seguidores em todas elas. Durante a campanha eleitoral, o perfil do Aos Fatos no Instagram triplicou o número de seguidores, contando com 319 mil seguidores. Os mais de 200 posts publicados entre agosto e outubro tiveram 2,4 milhões de interações e alcançaram mais de 3 milhões de pessoas. As publicações com maior engajamento foram as da checagem em tempo real da entrevista de Bolsonaro no Jornal Nacional e do debate da Band no primeiro turno.

Os tuítes do Aos Fatos tiveram 177,4 mil interações e alcançaram 5,7 milhões de usuários. A publicação com maior engajamento foi uma thread com as checagens em tempo real do primeiro debate dos presidenciáveis na Band, em 28 de agosto. O perfil no Twitter teve crescimento de 2,49%, durante a campanha eleitoral e chegou a 295 mil seguidores.

No Facebook, o engajamento da página cresceu 12,45% durante o período eleitoral, com 66.761 interações nos posts, 81,7 mil curtidas na página do Aos Fatos e alcance de 37 mil usuários. O post com maior audiência foi o da checagem das declarações de Bolsonaro sobre o ex-deputado Roberto Jefferson.

Ora da Verdade. Durante as eleições, Aos Fatos lançou uma parceria com o influenciador Thiago Guimarães, do canal Ora Thiago. A série de vídeos Ora da Verdade explicou, com humor, tópicos relacionados à desinformação eleitoral, além de desmentir versões fantasiosas sobre o que moveu as redes durante a campanha. O projeto recebeu apoio do Twitter Brasil e ajudou a impulsionar o perfil do Aos Fatos nas redes sociais, especialmente em plataformas de vídeos.

Os episódios de Ora da Verdade somaram mais de 95 mil visualizações no Twitter com mais de 5 mil interações. No Instagram, os reels do Ora da Verdade foram visualizados 788 mil vezes, com mais de 40 mil interações, atingindo 758 mil usuários na plataforma.

Os vídeos do Ora da Verdade fizeram o canal do Aos Fatos no YouTube ter mais de 23 mil visualizações e mais de 5 mil interações durante a campanha eleitoral, com 1,6 mil novos inscritos no canal. A série de vídeos ainda alavancou a estreia do Aos Fatos no TikTok. Criada em abril, a conta saltou de 2.470 seguidores em 15 de agosto para 22.473 em 30 de outubro, aumentando em nove vezes de tamanho.

"A preocupação em explorar novos formatos e plataformas foi essencial para aumentar a audiência das nossas reportagens e levar o jornalismo de qualidade do Aos Fatos a novos públicos", afirma Ana Rita Cunha, diretora de estratégia e comunidades do Aos Fatos.

Telegram e WhatsApp. Outra aposta bem-sucedida foi o investimento no Telegram, com o lançamento em maio de um canal que envia, de forma automatizada, reportagens do Aos Fatos. Durante a campanha, o serviço teve crescimento de 79%, com 5.921 novos inscritos. Com mais de 14 mil usuários, o canal do Aos Fatos é uma das principais fontes nacionais de informações verificadas na plataforma, com cifras superiores às de veículos tradicionais. De olho no crescimento do aplicativo, Aos Fatos estreou em setembro uma versão para Telegram da Fátima, robô que auxilia usuários a checar conteúdos suspeitos.

Presente no WhatsApp desde 2020, Fátima colheu números superlativos no mensageiro mais popular no Brasil. No aplicativo da Meta, o chatbot recebeu seis vezes mais novos usuários em outubro do que em relação ao mês anterior. Foram recebidas 247 mil mensagens, número 2,36 vezes maior do que o registrado em setembro. Fátima ainda conta com uma newsletter que envia por WhatsApp as principais publicações do dia de Aos Fatos. Em outubro, o número de novos inscritos na newsletter foi quatro vezes maior em relação ao período anterior. No momento, mais de 5 mil pessoas recebem o boletim da Fátima diariamente.

Escriba. Dias antes do começo da campanha eleitoral, o Aos Fatos lançou um programa que distribuiu para mil jornalistas acessos gratuitos ao Escriba, ferramenta de transcrição automática de áudios e vídeos em português. O programa Escriba para Jornalistas foi uma das iniciativas selecionadas pelo Jogo Limpo, programa do ICFJ (Centro Internacional para Jornalistas) com apoio do YouTube Brasil para o combate à desinformação eleitoral no país.

Neste ano, jornalistas do Aos Fatos e de outras redações transcreveram mais de 3,5 mil horas de áudios e vídeos. Foram quase 11 mil transcrições usando o Escriba.

Além da distribuição de acessos gratuitos ao Escriba, o projeto do Aos Fatos também incluiu o Banco de Discursos, um arquivo público com transcrições automáticas de discursos, entrevistas e lives dos principais candidatos à Presidência da República. A página teve mais de 10 mil acessos de agosto a setembro.

Topo

Usamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade. Ao continuar navegando, você concordará com estas condições.