🕐 ESTA REPORTAGEM FOI PUBLICADA EM Setembro de 2021. INFORMAÇÕES CONTIDAS NESTE TEXTO PODEM ESTAR DESATUALIZADAS OU TEREM MUDADO.

Aos Fatos promove leilão de arte em benefício de famílias afetadas pela pandemia

22 de setembro de 2021, 13h40

No dia 5 de outubro, às 20h, será realizado o leilão do Artefato, projeto do Aos Fatos que une arte e jornalismo para combater a desinformação contra a Covid-19. Toda a renda arrecadada será direcionada a projetos da CUFA (Central Única das Favelas) e da Coalizão Negra por Direitos voltados para famílias em situação de vulnerabilidade e afetadas pela pandemia.

Ao todo serão leiloadas 37 obras de 18 artistas que refletem a respeito das preocupações, dos medos, dos sonhos e dos desejos resultantes da pandemia de Covid-19. Estarão disponíveis obras de artistas como Kika Carvalho, Renata Felinto, Denilson Baniwa, Gustavo Speridião, Arthur Arnold, Ivan Grilo, Lalo de Almeida, Ana Lira, entre outros.

Pai coloca máscara no filho
Arte na pandemia. A obra da artista capixaba Ana Lira é um dos trabalhos a venda no leilão

"Além de um caos informacional, o Brasil vive um drama humanitário. Não adianta apenas comunicar para pessoas cujas vidas foram destruídas pelo vírus que é necessário usar máscara, que ela deve ir se vacinar. Precisamos mostrar que ainda há sentido em seguir em frente. A arte resgata o que resta de humanidade nas pessoas e, com o leilão, poderemos dar conforto e sentido para que elas voltem a viver vidas seguras e bem informadas", diz Tai Nalon, diretora executiva do Aos Fatos.

O valor das obras vai beneficiar os projetos Tem Gente com Fome e Mães da Favela. As duas iniciativas são coordenadas pela Coalizão Negra por Direitos e pela CUFA, respectivamente, e distribuíram mais de 3 milhões de cestas básicas. As ações atendem pessoas em bairros periféricos, favelas e quilombos de 26 estados e do Distrito Federal.

Vidro de vacina da Coronavac fabricada pelo Butantã ao fundo com grafismos indígenas em vermelho

Vacina na tela. Denilson Baniwa e outros artistas produziram obras sobre vacinas e a pandemia

Entre as obras leiloadas estão pinturas, fotos, desenhos e objetos produzidos especialmente para o Artefato. O leilão acontecerá com apoio da Vinte Arte Leilões e da leiloeira Thaís Alexandre.

Os lances para o leilão já estão abertos. Veja aqui o catálogo de obras e faça seu lance!

O projeto. O Artefato foi um dos sete projetos ao redor do mundo selecionados pelo Vaccine Grant Program, iniciativa do WhatsApp e da IFCN (International Fact-Checking Network) para financiar ideias inovadoras de combate à desinformação sobre vacinas contra Covid-19. O projeto também conta com a parceria da Autvis (Associação Brasileira dos Direitos de Autores Visuais).

Topo

Usamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade. Ao continuar navegando, você concordará com estas condições.