No dia 5 de outubro, às 20h, será realizado o leilão do Artefato, projeto do Aos Fatos que une arte e jornalismo para combater a desinformação contra a Covid-19. Toda a renda arrecadada será direcionada a projetos da CUFA (Central Única das Favelas) e da Coalizão Negra por Direitos voltados para famílias em situação de vulnerabilidade e afetadas pela pandemia.
Ao todo serão leiloadas 37 obras de 18 artistas que refletem a respeito das preocupações, dos medos, dos sonhos e dos desejos resultantes da pandemia de Covid-19. Estarão disponíveis obras de artistas como Kika Carvalho, Renata Felinto, Denilson Baniwa, Gustavo Speridião, Arthur Arnold, Ivan Grilo, Lalo de Almeida, Ana Lira, entre outros.
"Além de um caos informacional, o Brasil vive um drama humanitário. Não adianta apenas comunicar para pessoas cujas vidas foram destruídas pelo vírus que é necessário usar máscara, que ela deve ir se vacinar. Precisamos mostrar que ainda há sentido em seguir em frente. A arte resgata o que resta de humanidade nas pessoas e, com o leilão, poderemos dar conforto e sentido para que elas voltem a viver vidas seguras e bem informadas", diz Tai Nalon, diretora executiva do Aos Fatos.
O valor das obras vai beneficiar os projetos Tem Gente com Fome e Mães da Favela. As duas iniciativas são coordenadas pela Coalizão Negra por Direitos e pela CUFA, respectivamente, e distribuíram mais de 3 milhões de cestas básicas. As ações atendem pessoas em bairros periféricos, favelas e quilombos de 26 estados e do Distrito Federal.
Entre as obras leiloadas estão pinturas, fotos, desenhos e objetos produzidos especialmente para o Artefato. O leilão acontecerá com apoio da Vinte Arte Leilões e da leiloeira Thaís Alexandre.
Os lances para o leilão já estão abertos. Veja aqui o catálogo de obras e faça seu lance!
O projeto. O Artefato foi um dos sete projetos ao redor do mundo selecionados pelo Vaccine Grant Program, iniciativa do WhatsApp e da IFCN (International Fact-Checking Network) para financiar ideias inovadoras de combate à desinformação sobre vacinas contra Covid-19. O projeto também conta com a parceria da Autvis (Associação Brasileira dos Direitos de Autores Visuais).