🕐 ESTA REPORTAGEM FOI PUBLICADA EM Março de 2023. INFORMAÇÕES CONTIDAS NESTE TEXTO PODEM ESTAR DESATUALIZADAS OU TEREM MUDADO.

Aos Fatos lança memorial digital contra o golpismo

29 de março de 2023, 18h00

Aos Fatos abre ao público nesta quarta-feira (29) GOLPEFLIX, catálogo digital exclusivo sobre as mentiras que levaram aos atentados de 8 de janeiro em Brasília. Organizado como se fosse um aplicativo de streaming, o projeto traça uma linha do tempo entre as eleições de 2022 e os ataques às sedes dos Três Poderes ilustrada com centenas de vídeos, áudios e imagens que contribuíram para que o golpismo saísse das redes sociais para as ruas.

GOLPEFLIX conta com uma seleção de mídias retiradas de um acervo de mais de 119 mil imagens, 25 mil áudios e 321 vídeos antes reservados apenas aos usuários do Radar Aos Fatos, ferramenta de monitoramento automático de campanhas de desinformação. Essas publicações subsidiaram, nos últimos meses, dezenas de reportagens do Aos Fatos, além de terem sido cedidas a instâncias do Executivo e do Judiciário para ajudar nas investigações sobre a tentativa de golpe. O projeto também foi construído em colaboração com o estúdio de design Café.art.

Agora, as 687 mídias que integram GOLPEFLIX estão disponíveis no site do Aos Fatos como um memorial contra a desinformação e o autoritarismo. Trazido ao público às vésperas do aniversário do golpe militar de 1964, o projeto é um lembrete sobre como uma parcela barulhenta de brasileiros foi estimulada a atacar a democracia para consolidar um projeto militarista que só ganhou tração graças à leniência das plataformas digitais com propaganda extremista.


Memorial. GOLPEFLIX simula as câmaras de eco extremistas das redes sociais ao traçar uma cronologia entre as eleições de 2022 e os ataques de 8 de janeiro

"Aos Fatos mostra há anos como grandes conglomerados de tecnologia são usados para impulsionar desinformação e paranoia. Essas mentiras só tomaram a proporção que vimos porque várias dessas empresas são permissivas com a monetização de conteúdo antidemocrático. É necessário desmontar o sistema que recompensa esse tipo de discurso", diz Tai Nalon, diretora executiva do Aos Fatos.

“Este projeto é resultado do esforço coletivo de uma equipe fantástica de repórteres, editores, desenvolvedores e designers preocupados em explicar todos os dias, com didatismo, as principais tendências desinformativas da internet brasileira”, afirma o editor-executivo do Aos Fatos, Alexandre Aragão.

GOLPEFLIX funciona melhor em dispositivos móveis. É possível navegar por toda sua biblioteca tocando ou clicando nas laterais da tela.

Topo

Usamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade. Ao continuar navegando, você concordará com estas condições.