Aos Fatos libera conteúdo sobre coronavírus para republicação gratuita

16 de março de 2020, 15h10


O compromisso do Aos Fatos, desde o seu lançamento, é o de buscar a verdade e valorizar o que é real. Em tempos de pandemia, nossa missão é especialmente relevante para manter cidadãos bem informados e fazer chegar conteúdo de qualidade, verificado, a quem mais precisa. Por isso, a partir desta segunda-feira (16), Aos Fatos vai liberar a republicação gratuita, com atribuição, de seu conteúdo sobre coronavírus. Qualquer veículo da imprensa profissional poderá usá-lo.

A intenção é fazer com que veículos que têm maior alcance — seja nacional, seja regional — repliquem informação segura sobre a pandemia do coronavírus. Também tem como objetivo que equipes sobrecarregadas consigam liberar seus esforços de checagem para outros tipos de coberturas igualmente relevantes.

"O momento é de inundar redes sociais, canais de TV e aplicativos de mensagem com informação segura. Há muito ruído, portanto, quanto mais veículos republicarem conteúdo de qualidade, melhores serão os recursos para a sociedade tomar boas decisões", afirma Tai Nalon, diretora executiva e cofundadora do Aos Fatos.

Aos Fatos ainda vai reposicionar parte de sua equipe de inovação, alocada no projeto Radar Aos Fatos, para o monitoramento sistêmico de desinformação. Serão produzidos boletins sazonais sobre como boatos, golpes e mentiras circulam nas mídias sociais e nos aplicativos de mensagem.

Nossa equipe editorial e de estratégia apenas exige que, ora republicado, seu conteúdo seja atribuído e linkado para o site do Aos Fatos. Para facilitar a busca por esse tipo de material, foi criado um repositório, acessível pela URL aosfatos.org/coronavirus.

Em caso de dúvida quanto à republicação das nossas reportagens, basta entrar em contato pelo e-mail ouvidoria@aosfatos.org.