Aos Fatos lança trailer de Ctrl+Fake, sua primeira série documental

Compartilhe

No dia em que celebra dez anos de jornalismo, Aos Fatos lança nesta segunda-feira (7) o trailer de Ctrl+Fake: a desinformação como projeto de poder, sua primeira série documental. Em cinco episódios, a produção vai mostrar como as plataformas digitais transformaram a comunicação política na última década e como os donos do poder moldam conceitos como verdade e mentira.

Ctrl+Fake é dirigido, roteirizado e apresentado pela diretora executiva do Aos Fatos, Tai Nalon, e conta com entrevistas exclusivas com políticos, juristas e acadêmicos que acompanharam de perto o impacto do caos desinformativo no Brasil e no mundo. Alexandre Aragão, Amanda Ribeiro e Thiago Guimarães também assinam o roteiro. Ctrl+Fake tem produção e edição de Natália Sampaio, com o apoio de Bárbara Martins e Bruna Leite. Pesquisa e reportagem são de Amanda Ribeiro e Gisele Lobato. O design de produção é de Méuri Elle. A produção executiva é de Tai Nalon com coprodução de Bernardo Moura, Guilherme Alpendre e Luiza Barros.

O documentário tem previsão de lançamento para o segundo semestre deste ano.

Ctrl+Fake é a primeira aventura audiovisual complexa do Aos Fatos e vem num momento de preocupante relativização do impacto da desinformação para a radicalização de grupos autoritários e para a democracia como um todo. A ideia é demonstrar como conceitos como liberdade de expressão, democracia e censura, por exemplo, não fazem mais parte de um conjunto de valores compartilhados; são, na verdade, ideias esgotadas por um processo de segregação radical incentivado pela tecnologia. Ctrl+Fake vem ajudar a explicar como isso aconteceu num formato híbrido entre documentário e vídeo-ensaio”, diz Nalon.

O investimento em Ctrl+Fake é resultado do foco estratégico de Aos Fatos em produção audiovisual com o objetivo de abrir-se a essa indústria e de ampliar a distribuição do jornalismo produzido pela própria Redação. Segundo o Digital News Report 2025, produzido pelo Instituto Reuters, YouTube e Instagram, duas plataformas voltadas para vídeos, são as redes sociais favoritas dos brasileiros para consumo de notícias, enquanto o TikTok desponta no mesmo segmento, com crescimento de 4% em relação ao ano passado. Já a PwC estima que o Brasil terá 85 milhões de assinantes de streaming até 2028.

“Em 2022, nós traçamos e iniciamos uma estratégia para desenvolver as produções audiovisuais exclusivas do Aos Fatos, de olho na demanda crescente por conteúdos em vídeo com informação qualificada. É muito gratificante notar que, de lá pra cá, conseguimos alcançar esse objetivo, com boa aceitação do público nas redes sociais, e podemos avançar para produções mais complexas. O Ctrl+Fake é um grande passo a mais nessa história de sucesso”, afirma Bernardo Moura, diretor de jornalismo e novas mídias do Aos Fatos.

A produção audiovisual de Aos Fatos foi reconhecida no ano passado com o Prêmio EBC de Combate à Desinformação pela série de vídeo-ensaios Ora da Verdade, produzida durante as eleições de 2022 em parceira com o criador Thiago Guimarães.

Ctrl+Fake conta com o patrocínio da IFCN (International Fact-Checking Network).

Compartilhe

Leia também

falsoÉ falso que tornozeleira de Bolsonaro estava contaminada com césio-137

É falso que tornozeleira de Bolsonaro estava contaminada com césio-137

falsoVídeo que mostra ‘fazenda de visualizações’ foi gerado por IA

Vídeo que mostra ‘fazenda de visualizações’ foi gerado por IA

falsoÉ falso áudio em que Lula parabeniza Moraes pela prisão de Bolsonaro

É falso áudio em que Lula parabeniza Moraes pela prisão de Bolsonaro

fátima
Fátima