Aos Fatos lança nesta quinta-feira (5) a Fátima 3.0, uma atualização da robô checadora que incorpora inteligência artificial (IA) generativa às versões da bot no WhatsApp e no Telegram.
Essa tecnologia, usada em produtos como o ChatGPT, permite que a Fátima dê respostas mais relevantes e mais naturais. Em vez de usar textos pré-programados, ela agora consegue elaborar mensagens personalizadas que respondem diretamente às perguntas dos usuários, como em uma conversa.
A nova versão da ferramenta estava em testes públicos desde novembro do ano passado e agora se torna disponível para todos os usuários dessas plataformas de mensagens. O desenvolvimento da Fátima 3.0 recebeu apoio da Fundação Heinrich Böll e do WhatsApp.
“A Fátima é um exemplo do investimento contínuo do Aos Fatos em inovação. Sua primeira versão foi lançada em 2018 e, desde então, o projeto foi constantemente atualizado, mantendo-se relevante para leitores e referência premiada no jornalismo. A nova versão dá continuidade a essa trajetória e mostra como a IA pode ser usada de forma ética e responsável para criar novas formas de interação com o público”, diz Tai Nalon, diretora executiva do Aos Fatos.
Segurança
Um dos desafios no desenvolvimento da nova Fátima foi criar recursos que ajudassem a minimizar erros normalmente associados a modelos de IA. Por exemplo, todas as respostas geradas se baseiam apenas em conteúdo publicado no site do Aos Fatos, como preconiza a Política de Inteligência Artificial do Aos Fatos.
Entre outros mecanismos de segurança implementados, estão:
- Integração da robô ao publicador do Aos Fatos, que atualiza a fonte de dados da Fátima assim que a Redação publica ou atualiza um texto;
- Testes de desempenho com diferentes modelos de linguagem;
- Protocolo de testes manuais periódicos para aferir a precisão das respostas geradas;
- Geração de métricas automatizadas para acompanhar a qualidade das respostas do bot.
“O potencial de melhorar a experiência dos usuários ficou evidente desde que desenvolvemos o primeiro protótipo que usava um modelos de linguagem na Fátima. Mas, antes de estender essa versão a todos os leitores, queríamos ter certeza de que a ferramenta é confiável e segura”, diz Bruno Fávero, diretor de inovação do Aos Fatos.
Além do WhatsApp e do Telegram, o bot pode ser acessado pelo site do Aos Fatos. Ainda neste ano, o web app vai ganhar uma nova interface, que está sendo desenvolvida pelo estúdio Alles Blau, responsável pela nova identidade visual do Aos Fatos.
Prêmios
Criada em 2019, a Fátima passou por atualizações ao longo dos últimos anos para incorporar novas tecnologias e tornar mais simples e acessível a tarefa de checar informações.
Desde seu lançamento, o projeto é reconhecido pela sua contribuição ao jornalismo e ao combate à desinformação. Em abril deste ano, recebeu o Digital Media Américas 2024, da Associação Mundial de Editores de Notícias (WAN-IFRA), nas categorias de melhor uso de inteligência artificial na Redação e melhor iniciativa de fact-checking.
Em 2023, a estratégia para as Eleições de 2022 do chatbot Fátima no Telegram venceu a categoria engajamento de audiência da mesma premiação. Em 2019, a primeira versão do projeto saiu vencedora do Prêmio Cláudio Weber de Jornalismo de Dados na categoria inovação.