🕐 ESTA REPORTAGEM FOI PUBLICADA EM Maio de 2021. INFORMAÇÕES CONTIDAS NESTE TEXTO PODEM ESTAR DESATUALIZADAS OU TEREM MUDADO.

Aos Fatos lança Artefato e une arte e jornalismo para combater desinformação sobre a Covid-19

31 de maio de 2021, 12h15

O Aos Fatos lança nesta segunda-feira (31) o Artefato, movimento que une o poder de mobilização da arte e o rigor jornalístico para combater a desinformação sobre a Covid-19. Nos próximos cinco meses, 20 artistas de diferentes origens vão criar ilustrações, pinturas e intervenções variadas sobre a pandemia que serão difundidas semanalmente nas nossas redes sociais juntamente com um tira-dúvidas sobre as vacinas contra a Covid-19. O Aos Fatos também desenvolveu esta galeria virtual para hospedar as obras de arte.

Na semana de estreia, o Artefato conta com os trabalhos do desenhista e quadrinista André Dahmer e da quadrinista, ilustradora e jornalista Cecília Marins para dar início a esse movimento cultural. Os dois premiados artistas já preparam mais obras exclusivas para o Aos Fatos, que serão divulgadas ao longo do projeto.

Com a diversidade das peças, o Artefato pretende ampliar o alcance do conteúdo informativo do Aos Fatos sobre a Covid-19. A arte é a sua ferramenta para fazer frente às campanhas de desinformação sobre os imunizantes e promessas de curas milagrosas que desestimulam a vacinação.

Ao fim dos cinco meses, Aos Fatos promoverá um leilão dos originais das obras de arte produzidas para o projeto. Parte da renda arrecadada será direcionada à CUFA (Central Única das Favelas) e à Coalizão Negra por Direitos, organizações que ajudam famílias em situação de vulnerabilidade e afetadas pela pandemia.

“No Aos Fatos, acreditamos que a arte tem poder transformador, além de ser um importante registro sobre os tempos que vivemos. Di Cavalcanti documentou a ascensão de movimentos militaristas. Picasso registrou amplamente a guerra civil espanhola e o fascismo de Francisco Franco. Aos Fatos quer popularizar a noção de que a desinformação sobre Covid-19 é o grande desafio da nossa geração”, afirma Tai Nalon, diretora executiva e cofundadora do Aos Fatos.

O Artefato foi um dos sete projetos ao redor do mundo selecionados pelo Vaccine Grant Program, iniciativa do WhatsApp e da IFCN (International Fact-Checking Network) para financiar ideias inovadoras de combate à desinformação sobre vacinas contra Covid-19. O projeto também conta com a parceria da Autvis (Associação Brasileira dos Direitos de Autores Visuais).

Clique aqui para conhecer o Artefato.

Topo

Usamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade. Ao continuar navegando, você concordará com estas condições.