Aos Fatos dá nesta terça-feira (4) o pontapé inicial em um pacote de novidades para celebrar seu 10º ano de existência.
Para abrir os festejos, a organização jornalística lançou uma nova campanha institucional, com um vídeo que documenta a trajetória da empresa e uma identidade visual exclusiva para o aniversário, a ser comemorado em 7 de julho.
“A campanha Aos Fatos 10+ mira no Aos Fatos do futuro: uma organização resiliente, de jornalismo independente, que preza pela transparência e pela integridade da informação. 2025 já está marcado pelo realinhamento de forças autoritárias em nível internacional e pela infame escassez de recursos para o jornalismo, de modo que esses dez anos são, de fato, uma verdadeira demonstração de resistência", diz Tai Nalon, diretora executiva do Aos Fatos.
Coproduzido pela Bigorna Filmes, o vídeo foi gravado no Rio de Janeiro, entre a Redação e locações externas. O curta-metragem apresenta as origens do Aos Fatos como iniciativa voltada para checagens de declarações de políticos e mostra como a organização foi capaz de se diversificar nos últimos anos, investindo em projetos que aliam jornalismo e tecnologia, sem se afastar dos valores que estão nos alicerces de sua fundação.
“Quem assistir ao vídeo vai saber não só quais são os princípios que norteiam o trabalho do Aos Fatos há uma década, mas também ter uma ideia do que vem pela frente. Com um cenário desafiador neste 2025, eu considero que o Aos Fatos está preparado para expandir ainda mais o alcance de seus conteúdos, sejam checagens ou reportagens, para outros formatos além do texto. A ideia é que a gente possa combater a desinformação com linguagens inovadoras e, assim, atingir mais gente”, afirma Bernardo Moura, diretor de jornalismo e novas mídias do Aos Fatos.
A escolha pelo formato para iniciar as comemorações vai ao encontro do foco estratégico de Aos Fatos na produção audiovisual para a sua próxima década. Desde 2022, a organização tem investido em vídeos para ampliar seu alcance em diferentes plataformas e atingir novas audiências. Um exemplo é a série Ora da Verdade, vencedora no ano passado do Prêmio EBC de Combate à Desinformação.
No fim de 2024, Aos Fatos recebeu uma premiação da IFCN (International Fact-Checking Network) para lançar um minidocumentário para canais de streaming sobre a história da desinformação na última década, hoje em fase de produção.
Também haverá novidades na área de inovação e tecnologia, com a previsão de novos lançamentos guiados por inteligência artificial. Aos Fatos já conta com dois produtos que usam IA para oferecer soluções: a Fátima, chatbot que tira dúvidas sobre conteúdo desinformativo nas redes sociais, e o Escriba, ferramenta de transcrição automática em 99 idiomas com usuários em 53 países. As novas iniciativas serão anunciadas nos próximos meses.
“O Aos Fatos se dedica desde sua fundação a criar ferramentas inovadoras para fortalecer o jornalismo. A campanha dos dez anos reforça o compromisso de investir em tecnologias desenvolvidas de forma ética e com o objetivo central de empoderar jornalistas e ampliar o impacto do seu trabalho”, diz Bruno Fávero, diretor de inovação do Aos Fatos.
Mais mudanças
O início de 2025 também trouxe mudanças na estrutura do Aos Fatos. Para dar mais ênfase à produção audiovisual e de outros formatos de distribuição inovadores, foi criada a editoria de Novas Mídias, a ser chefiada pela editora-executiva Luiza Barros, que anteriormente comandava o núcleo de audiência.
Leonardo Cazes, por sua vez, assume a editoria executiva da Redação, que trabalhará de modo integrado com Novas Mídias. Bernardo Moura, antes diretor editorial e de operações, agora segue como diretor de jornalismo e novas mídias.
Global Fact no Rio
O aniversário do Aos Fatos em 7 de julho será antecipado pela maior conferência internacional da checagem de fatos. Sede do Aos Fatos, o Rio de Janeiro foi escolhido pela IFCN para realizar seu principal evento anual. Ao lado de outras iniciativas de combate à desinformação nacionais, Aos Fatos é um dos organizadores do Global Fact 12, que reunirá checadores independentes de todo o mundo.
História
Aos Fatos foi fundado em 2015 por sua diretora executiva, a jornalista Tai Nalon, e seus colegas Rômulo Collopy, então líder de tecnologia, e Carol Cavaleiro, então consultora de arte e design. Dedicada ao combate da desinformação e à cobertura da tecnopolítica, a organização conta hoje com mais de duas dezenas de profissionais multidisciplinares espalhados pelo Brasil e pelo mundo.