Aos Fatos dá acesso gratuito para jornalistas a ferramenta de transcrição automática

11 de agosto de 2022, 11h29

Aos Fatos lança nesta quinta-feira (11) um programa que vai distribuir para jornalistas até mil acessos gratuitos ao Escriba, ferramenta de transcrição automática de áudios e vídeos em português.

São elegíveis para receber o benefício do Escriba para Jornalistas apenas profissionais que trabalham com jornalismo de interesse geral, seja em redações ou de forma independente (veja as condições aqui).

Para requisitar a conta gratuita, basta acessar o site do Escriba e preencher um formulário — as inscrições serão avaliadas e estão sujeitas a aprovação pela equipe do Aos Fatos. Cada usuário contemplado receberá quatro horas de transcrição por mês até o fim deste ano.

Lançado neste ano, o Escriba é uma ferramenta desenvolvida pelo Aos Fatos que permite fazer transcrições em português de forma automática, precisa e com preços acessíveis. O aplicativo também é aberto ao público geral e inclui um teste gratuito de sete dias.

O programa Escriba para Jornalistas foi uma das iniciativas selecionadas pelo Jogo Limpo, programa do ICFJ (Centro Internacional para Jornalistas) com apoio do YouTube Brasil que tem como objetivo reforçar o combate à desinformação eleitoral no país. Além da distribuição de acessos gratuitos da ferramenta, o projeto do Aos Fatos também inclui o Banco de Discursos, um arquivo público com transcrições automáticas de discursos, entrevistas e lives dos principais candidatos à Presidência da República.

Topo

Usamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade. Ao continuar navegando, você concordará com estas condições.