Aos Fatos faz 11 anos em cenário de desinformação cada vez mais cooptado pela IA

Ao completar 11 anos, Aos Fatos vê um aumento vertiginoso no uso de inteligência artificial para disseminar mentiras. Em doze meses, o volume de checagens publicadas de conteúdos gerados por IA aumentou 40%, evidenciando a popularização desse recurso no arsenal dos desinformadores mundo afora.

Entre julho de 2025 e junho deste ano, foram desmentidas 115 publicações criadas com IA, entre vídeos, fotos e áudios. No período anterior, de julho de 2024 a junho de 2025, foram 82 checagens.

Os dados retratam um movimento que já tinha sido identificado por Aos Fatos: com a popularização das ferramentas de IA, como LLMs e geradores sintéticos de vídeo, ficou mais fácil e mais rápido produzir desinformação nas redes.

Essa tecnologia tem sido usada principalmente para mentir sobre política. Ao todo, 78 dos 115 conteúdos desmentidos tratavam da disputa política brasileira ou das relações geopolíticas internacionais. Neste ano, Aos Fatos verificou, por exemplo:

  • Imagens de Donald Trump atacando o presidente Lula ou o ministro do STF (Supremo Tribunal Federal) Alexandre de Moraes (veja aqui, aqui e aqui);
  • Falsas demonstrações de apoio ao ex-presidente Jair Bolsonaro (PL);
  • Vídeos que tentavam relacionar políticos ao caso do Banco Master;
  • Áudios usados por um perfil no Instagram para mentir sobre episódios envolvendo diferentes autoridades.

Outra vertente que tem sido alimentada com conteúdo gerado por IA é a que usa a tecnologia para engajamento com sensacionalismo. Ao todo, 12 publicações inventavam vítimas ou exageravam os impactos de desastres naturais e seis mostravam cenas que nunca ocorreram durante a guerra entre Irã, Israel e EUA.

Polarização como motor

Com as 549 novas checagens de peças de desinformação feitas no último ano, Aos Fatos chegou à marca de 4.521 desmentidos publicados desde que foi ao ar, em 7 de julho de 2015. Mais uma vez, as questões políticas foram responsáveis pela maioria das mentiras checadas.

O cenário foi marcado, principalmente, pela prisão do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), em novembro de 2025, seguida do anúncio da pré-candidatura à Presidência de seu filho, o senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ).

Questões relacionadas à economia aparecem entre os temas com maior número de desinformações checadas: ao todo, foram 35 publicações. Neste último ano, viralizaram nas redes publicações que sugeriam que o atual governo teria aumentado ou criado impostos; e também peças de desinformação que diziam que empresas estariam fugindo do Brasil por causa da gestão Lula.

O 11º ano de Aos Fatos também foi marcado por crises sociais e de saúde pública, como a megaoperação da Polícia Militar no Rio de Janeiro que terminou com a morte de 121 pessoas e os casos de intoxicação por metanol em bebidas alcoólicas — esse último foi um dos principais responsáveis por elevar o número de checagens sobre saúde no ranking.

O presidente americano, Donald Trump, também tem sido um personagem recorrente nas peças de desinformação pela ameaça e imposição de novas tarifas contra o Brasil e pelas tentativas de aproximação de Flávio Bolsonaro.

Trump também é uma peça-chave de dois grandes acontecimentos internacionais nesse período: a prisão do ex-líder venezuelano Nicolás Maduro e o conflito entre Irã, Israel e EUA. Os dois episódios geraram desinformação em nível internacional.

Os dados que mostram a evolução de conteúdos checados nos últimos doze meses foram obtidos a partir de uma atualização do levantamento publicado em 2025 no aniversário de 10 anos do Aos Fatos.

A pesquisa revelou que, em uma década, Aos Fatos checou 167 figuras públicas diferentes, entre presidentes, governadores, prefeitos, congressistas e ministros, e verificou cerca de 4.000 peças de desinformação nas redes sociais.

O caminho da apuração

Aos Fatos separou todos os textos publicados no último ano e os colocou em uma tabela para classificá-los por tipos de checagem e temas e identificar se os conteúdos desmentidos haviam sido gerados por IA ou não. Os números foram, então, comparados e somados com os dados divulgados no ano passado, quando Aos Fatos fez 10 anos.

Também recuperamos as principais checagens sobre os temas citados durante a reportagem, como a prisão do ex-presidente Jair Bolsonaro, as ameaças de Donald Trump e o conflito no Oriente Médio.

Referências

  1. Aos Fatos (1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8, 9, 10, 11, 12, 13, 14 e 15)
  2. Folha de S.Paulo
  3. g1
  4. levantamento publicado

Compartilhe

Adicione o Aos Fatos às suas fontes do Google

fonte preferencial

Leia também

falsoElectrolux não anunciou fechamento de fábrica nem demissão em massa no Brasil

Electrolux não anunciou fechamento de fábrica nem demissão em massa no Brasil

falsoÉ falso que Maria da Penha disse que nunca foi agredida por ex-marido

É falso que Maria da Penha disse que nunca foi agredida por ex-marido

Pecuária não é ‘solução’ para reduzir gases de efeito estufa

Pecuária não é ‘solução’ para reduzir gases de efeito estufa

fátima
Fátima