Reclamação de Antonia Fontenelle em áudio não foi para Bolsonaro

Compartilhe

Não é verdade que Antonia Fontenelle, influenciadora e candidata derrotada à Câmara dos Deputados em 2022, enviou um áudio para Jair Bolsonaro (PL) confessando dívidas e pedindo ajuda financeira, como fazem crer posts nas redes. A gravação que circula com uma legenda falsa foi publicada pelo “Metrópoles” em 2023 e mostra um áudio da youtuber para o então presidente do diretório fluminense do Republicanos, Luis Carlos Gomes, não para Bolsonaro.

Posts nas redes com o conteúdo enganoso acumulavam 46 mil visualizações no Kwai e 10 mil curtidas no Instagram até a tarde desta terça-feira (25). Os posts falsos ainda alcançaram 2.100 compartilhamentos no Facebook e circulam no TikTok.

Vaza áudio de Antonia Fontenelle, da Jovem Pan, para Bolsonaro. Antonia Fontenelle confessa dívidas, ataca partido e suplica ajuda. Suposto áudio diz: R$ 500 mil não dá nem para me mexer.

Post engana ao usar uma legenda falsa sobre um áudio vazado que mostra o desabafo da influenciadora Antonia Fontenelle com o ex-presidente do Republicanos-RJ como se fosse com Jair Bolsonaro.

Um áudio enviado em 2023 por Antonia Fontenelle a Luis Carlos Gomes, à época presidente estadual do Republicanos no Rio de Janeiro, voltou a circular nas redes fora de contexto, como se o destinatário tivesse sido o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). Na mensagem, Fontenelle reclama de falta de recursos para sua campanha à Câmara dos Deputados.

Ao contrário do que fazem crer os posts enganosos, Fontenelle não fez cobranças a Bolsonaro, tampouco explicitou ao ex-presidente seu descontentamento com o partido. O áudio, na verdade, era destinado ao deputado federal Luis Carlos Gomes. O conteúdo da gravação foi divulgado no dia 15 de abril de 2023, pela coluna de Fábia Oliveira, do portal Metrópoles.

No áudio, a youtuber comentava sobre problemas em sua campanha eleitoral e os custos com a publicação de três livros infantis seus. Ela ainda reclama que os recursos destinados à sua candidatura a uma cadeira na Câmara não eram suficientes (veja abaixo o áudio completo).

Assim que o áudio veio a público, Fontenelle publicou um vídeo no YouTube em que reclama da divulgação. Apesar disso, ela confirmou a autenticidade e explicou que tratava com Gomes questões da sua campanha à Câmara — em que ela terminou derrotada.

Fontenelle reclamou que recebeu pouco dinheiro para a corrida eleitoral e que os recursos demoraram a chegar. “E mais: está faltando nem dois meses para começar a campanha, eu não recebi a merreca que o partido destinou para mim, porque foi uma merreca, gente”, declarou Fontenelle na gravação (veja o vídeo completo abaixo).

Esta peça de desinformação também foi verificada pela Reuters.

O caminho da apuração

Aos Fatos fez uma busca por notícias relacionadas ao vazamento de áudios envolvendo a influenciadora digital Antonia Fontenelle e identificou uma nota publicada no “Metrópoles” sobre as mensagens enviadas por Fontenelle ao presidente estadual do Republicanos no Rio de Janeiro, Luis Carlos Gomes, e não ao ex-presidente da República Jair Bolsonaro.

Compartilhe

Leia também

Brazilian Woman's Photo Becomes Key in India's Election Fraud Allegations

Brazilian Woman's Photo Becomes Key in India's Election Fraud Allegations

Como a foto de uma brasileira virou pivô de acusação de fraude eleitoral na Índia

Como a foto de uma brasileira virou pivô de acusação de fraude eleitoral na Índia

falsoPosts mentem ao afirmar que Cláudio Castro solicitou GLO para operação no Rio

Posts mentem ao afirmar que Cláudio Castro solicitou GLO para operação no Rio

fátima
Fátima