É antigo vídeo que alega que Braga Netto condicionou eleições a voto impresso

Compartilhe

Publicações nas redes sociais disseminam como recente um vídeo de julho de 2021 que alega que o ministro da Defesa, Walter Braga Netto, teria condicionado a realização das eleições de 2022 à implantação do voto impresso no país (veja aqui). Na época, o Estadão noticiou que o general teria feito esta ameaça ao presidente da Câmara, deputado Arthur Lira (PP-AL), que a rechaçou. O Ministério da Defesa negou a veracidade da informação.

O vídeo tem sido usado fora de contexto em postagens que reuniam ao menos 2.500 compartilhamentos no Facebook nesta quinta-feira (17).


Selo distorcido

Defesa nega alegação sobre voto impresso

Não é recente o vídeo que circula nas postagens checadas em que o narrador afirma que o ministro da Defesa, Walter Braga Netto, teria condicionado as eleições deste ano à implantação do voto impresso.

A gravação foi veiculada primeiro em 22 de julho de 2021 pelo canal de YouTube bolsonarista O Giro de Notícias e repercute uma notícia que havia sido publicada pelo do portal IG baseada em reportagem de O Estado de S. Paulo.

Segundo o jornal, Braga Netto teria enviado um recado ao presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), de que as eleições de 2022 só seriam realizadas se fosse aprovada a PEC 135/19, que instituía a impressão do voto e estava em debate na Casa.

Após a reportagem, Lira negou ter sido ameaçado e o Ministério da Defesa publicou uma nota em que afirma que Braga Netto “não se comunica com os presidentes dos Poderes por meio de interlocutores” e que competiria ao Congresso “decidir sobre o tema”. Cerca de 20 dias depois, a proposta de voto impresso foi rejeitada pela Câmara.

Ao Aos Fatos, o Ministério da Defesa reafirmou o que havia publicado na nota do ano passado e disse que a discussão sobre a proposta deve ser realizada pelo Legislativo.


Aos Fatos integra o Third-Party Fact-Checking Partners, o programa
de verificação de fatos da Meta. Veja aqui como funciona a parceria.

Compartilhe

Leia também

Japinha do CV não morreu e, na verdade, sequer é quem todo mundo pensava que era

Japinha do CV não morreu e, na verdade, sequer é quem todo mundo pensava que era

falsoVídeo de ato muçulmano em Nova York é de 2023 e não tem relação com novo prefeito

Vídeo de ato muçulmano em Nova York é de 2023 e não tem relação com novo prefeito

falsoVídeo que mostra suposta rota de fuga de chefe do Comando Vermelho foi gerado por IA

Vídeo que mostra suposta rota de fuga de chefe do Comando Vermelho foi gerado por IA

fátima
Fátima