🕐 ESTA REPORTAGEM FOI PUBLICADA EM Dezembro de 2022. INFORMAÇÕES CONTIDAS NESTE TEXTO PODEM ESTAR DESATUALIZADAS OU TEREM MUDADO.

É antigo vídeo em que Bolsonaro pede para apoiadores irem às ruas

Por Bruna Leite

15 de dezembro de 2022, 19h05

Diferentemente do que alegam posts nas redes, não é recente o vídeo em que o presidente Jair Bolsonaro (PL) pede para apoiadores irem às ruas e se prepararem para “o que ele vai fazer logo adiante”. A gravação é parte de uma entrevista concedida pelo mandatário ao SBT em junho deste ano. Na ocasião, o presidente criticou o posicionamento de ministros do STF (Supremo Tribunal Federal) em relação ao processo eleitoral.

Até esta quinta-feira (15), a postagem enganosa acumulava ao menos 250 mil visualizações e 5.000 compartilhamentos no Facebook e também circulava no Kwai.


Selo falso
Reprodução de publicação desinformativa com trecho de entrevista de Bolsonaro ao SBT News, que foi tirada de contexto


Um trecho de uma entrevista concedida pelo presidente Jair Bolsonaro ao SBT em 7 de junho de 2022 circula nas redes sociais com a falsa alegação de que foi gravado nesta quarta-feira (14). Na ocasião, ao ser questionado sobre qual era o sentido da declaração “que a gente vá a guerra para defender nossos ideais e que o povo saiba o que está acontecendo”, Bolsonaro respondeu:

“É, e as ruas, tá certo? Mas também agora não apenas ir à rua. Saber o que eu pretendo fazer em ato contínuo. Que a população apenas indo às ruas não sensibiliza, por exemplo, aqui Alexandre Moraes, Fachin, Barroso, não sensibiliza essas pessoas. Eles estão num propósito de botar a esquerda no poder novamente.”

Ao falar durante 15 minutos para apoiadores que o aguardavam nos jardins do Palácio da Alvorada na sexta-feira (9), quando encontrou com apoiadores em Brasília (DF), Bolsonaro disse que a derrota doía “na alma”, que se responsabilizava pelos seus erros e disse dever “lealdade ao povo brasileiro”.

Aos Fatos checou, nesta quinta-feira (15), outro post que atribuía a uma data recente uma manifestação antiga de Bolsonaro.

Referências:

1. SBT
2. Escriba
3. Poder 360
4. Aos Fatos

Topo

Usamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade. Ao continuar navegando, você concordará com estas condições.