Diferentemente do que alegam posts nas redes, não é recente o vídeo em que o presidente Jair Bolsonaro (PL) pede para apoiadores irem às ruas e se prepararem para “o que ele vai fazer logo adiante”. A gravação é parte de uma entrevista concedida pelo mandatário ao SBT em junho deste ano. Na ocasião, o presidente criticou o posicionamento de ministros do STF (Supremo Tribunal Federal) em relação ao processo eleitoral.
Até esta quinta-feira (15), a postagem enganosa acumulava ao menos 250 mil visualizações e 5.000 compartilhamentos no Facebook e também circulava no Kwai.
Um trecho de uma entrevista concedida pelo presidente Jair Bolsonaro ao SBT em 7 de junho de 2022 circula nas redes sociais com a falsa alegação de que foi gravado nesta quarta-feira (14). Na ocasião, ao ser questionado sobre qual era o sentido da declaração “que a gente vá a guerra para defender nossos ideais e que o povo saiba o que está acontecendo”, Bolsonaro respondeu:
“É, e as ruas, tá certo? Mas também agora não apenas ir à rua. Saber o que eu pretendo fazer em ato contínuo. Que a população apenas indo às ruas não sensibiliza, por exemplo, aqui Alexandre Moraes, Fachin, Barroso, não sensibiliza essas pessoas. Eles estão num propósito de botar a esquerda no poder novamente.”
Ao falar durante 15 minutos para apoiadores que o aguardavam nos jardins do Palácio da Alvorada na sexta-feira (9), quando encontrou com apoiadores em Brasília (DF), Bolsonaro disse que a derrota doía “na alma”, que se responsabilizava pelos seus erros e disse dever “lealdade ao povo brasileiro”.
Aos Fatos checou, nesta quinta-feira (15), outro post que atribuía a uma data recente uma manifestação antiga de Bolsonaro.