A ANPD (Autoridade Nacional de Proteção de Dados) instaurou na última sexta-feira (26) processo de fiscalização sobre a X Corp, para apurar se o X (ex-Twitter) está descumprindo a legislação brasileira ao coletar dados de usuários para o treinamento de sua inteligência artificial.
Em nota enviada ao Aos Fatos, a ANPD informou que expediu ofício na própria sexta-feira pedindo esclarecimentos à plataforma de Elon Musk — que, no dia 22, anunciou que a empresa havia ativado um supercomputador para começar a treinar "a IA mais poderosa do mundo".
Na sequência, usuários da rede e reportagens publicadas no exterior notaram que o X havia habilitado automaticamente uma configuração que dava à empresa autorização para utilizar as postagens dos usuários para treinar sua IA, a Grok.
A mudança também atingiu os usuários brasileiros que, à semelhança do que ocorreu em outros países, não receberam notificação sobre o uso de seus dados nem foram informados sobre como poderiam exercer o direito de recusa. No Brasil, esse direito é garantido pela LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados).
No início de julho, a ANPD já havia determinado que a Meta suspendesse a coleta de dados de publicações de brasileiros no Facebook e no Instagram com o intuito de treinar modelos de inteligência artificial.
A decisão ocorreu após reportagens do Aos Fatos mostrarem que a plataforma estava dificultando a localização do formulário que permitia aos usuários discordarem do uso de seus dados para alimentar a tecnologia. Especialistas consideraram que isso estaria desrespeitando o princípio de transparência da LGPD.
Ao comentar a suspensão da coleta feita pela Meta, a autarquia já havia reconhecido que a falta de transparência no uso de dados para treinar IA era um “problema mais generalizado” e não descartou que medidas poderiam ser adotadas contra outras big techs.
Aos Fatos procurou a X Corp por email, para pedir posicionamento, mas não obteve retorno até a publicação deste texto.
como evitar que o x use seus dados para treinar ia
Os usuários do X que não concordarem com o uso de seus dados pela plataforma podem desabilitar a autorização, mas precisam acessar a plataforma pelo computador, já que o mecanismo não está acessível pelo aplicativo para celular:
- Na coluna da esquerda, clique em “Mais” e, na sequência, em “Configurações e privacidade”;
- Selecione a opção “Privacidade e segurança”;
- Na coluna da direita, em “Compartilhamento e personalização de dados”, clique em “Grok”
- Desabilite a opção “Permitir que seus posts e suas interações, entradas e resultados do Grok sejam usados para treinamento e ajuste fino”, que estará assinalada por padrão;
- Exclua também o histórico da conversa.
O caminho da apuração
Após tomar conhecimento pelas redes de que o X estava coletando dados para treinar IA, o Aos Fatos escreveu à ANPD, perguntando se a empresa iria repetir o procedimento adotado no início de julho contra a Meta.
Assim que chegou a resposta da ANPD, a reportagem enviou um email à X Corp para dar à empresa a oportunidade de enviar um posicionamento sobre o caso.