🕐 ESTA REPORTAGEM FOI PUBLICADA EM Março de 2023. INFORMAÇÕES CONTIDAS NESTE TEXTO PODEM ESTAR DESATUALIZADAS OU TEREM MUDADO.

André Janones, e não Rui Falcão, chamou Nikolas Ferreira de ‘chupetinha’ durante reunião da CCJ

Por Luiz Fernando Menezes

29 de março de 2023, 15h38

Não é verdade que o deputado federal e presidente da CCJ (Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania) da Câmara dos Deputados, Rui Falcão (PT-SP), chamou o colega Nikolas Ferreira (PL-MG) de “chupetinha” durante audiência na última terça-feira (28). O deputado federal André Janones (Avante-MG) admitiu ter sido o autor da ofensa. Nas imagens de transmissão da sessão legislativa, também é possível ver que o microfone de Falcão estava desligado quando o xingamento homofóbico foi proferido.

As publicações enganosas acumulam ao menos 1.000 curtidas no Instagram e centenas de compartilhamentos no Facebook até a tarde desta quarta-feira (29). O conteúdo também tem sido disseminado em grupos no Telegram e no WhatsApp, plataforma em que não é possível estimar o alcance (fale com a Fátima).


Selo falso

O deputado federal Rui Falcão(PT-SP) atacou o deputado federal Nikolas Ferreira(PL-MG) em plena Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania e sendo o presidente da mesma. Essa é a democracia que o PT defende?

Posts enganam ao dizer que Rui Falcão chamou Nikolas Ferreira de ‘chupetinha’

A ofensa “chupetinha”, direcionada ao deputado Nikolas Ferreira durante sua participação na audiência da CCJ da Câmara dos Deputados na última terça-feira (28), tem sido atribuída de maneira enganosa ao presidente da comissão, Rui Falcão. O autor da declaração foi, na verdade, o deputado André Janones, que admitiu ter proferido o xingamento na manhã desta quarta (29).

Durante a fala de Ferreira, Janones fez diversas interrupções e usou palavras como “chupeta” e “Nikole” para se referir ao parlamentar. O último apelido faz menção a um episódio protagonizado por Ferreira no Dia Internacional da Mulher, quando usou uma peruca para realizar um discurso transfóbico no plenário da Câmara.

Indícios presentes na própria transmissão também desmentem que o petista seria o autor da declaração homofóbica. É possível verificar, nas imagens da TV Câmara, que o microfone de Falcão não estava ligado no momento em que a frase “vai, chupetinha” foi proferida na audiência. Logo depois, quando Ferreira diz não ter compreendido a declaração, uma luz se acende no microfone do presidente da comissão que, aí sim, diz que o deputado do PL deve prosseguir com sua fala.

Comparação mostra que microfone de Falcão não estava com a luz ligada quando o xingamento foi proferido durante a audiência
Tira-teima. No momento em que a frase “vai, chupetinha” é proferida durante audiência, microfone de Rui Falcão estava desligado (à esquerda) (Reprodução/TV Câmara)

Notas taquigráficas. A confusão sobre o caso extrapolou as redes e atingiu a própria equipe de transcrição da CCJ, que atribuiu o xingamento a Falcão nas notas taquigráficas da audiência divulgadas na noite de terça (28). Horas depois, no entanto, o documento foi atualizado e passou a atribuir a declaração a um deputado “não identificado”. Essa informação constava nas notas até o começo da manhã de hoje. Por volta das 11h, o registro foi atualizado e passou a atribuir a frase a Janones (veja abaixo).

Print mostra notas taquigráficas da audiência do dia 28 de março, que identificam Janones como autor da ofensa
Identificação. As notas taquigráficas da CCJ foram atualizadas na manhã desta terça-feira (29) para atribuir a frase ao deputado do Avante

O fato de a ofensa ter sido proferida por Janones exatamente no momento em que Falcão parece dizer algo com o microfone desligado confundiu até mesmo veículos de imprensa. Logo após o ocorrido, o jornal O Globo publicou uma reportagem intitulada “Presidente da CCJ usa apelido homofóbico para se referir a Nikolas Ferreira: ‘Chupetinha’”. Depois, no entanto, o jornal se corrigiu.

'Chupetinha'. O apelido de Ferreira foi popularizado após a viralização de uma peça de desinformação. No final do ano passado, publicações no Twitter disseminaram vídeos que supostamente mostrariam o parlamentar tendo relações sexuais com outros homens. As imagens, no entanto, foram retiradas de filmes pornográficos dos atores Joey Mills e Mike Styles.

Antes da popularização, no entanto, Ferreira já havia sido chamado de “chupetinha de genocida” pelo influenciador Felipe Neto, que alega que o apelido seria motivado pela infantilidade do deputado.

Referências:

1. G1
2. Metrópoles
3. Câmara dos Deputados (1 e 2)
4. O Globo
5. UOL

Topo

Usamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade. Ao continuar navegando, você concordará com estas condições.