André Fernandes não comprovou que áudio foi gerado por IA e disseminado por Leitão

Compartilhe

Não é verdade que André Fernandes (PL), candidato à Prefeitura de Fortaleza, comprovou que a campanha de seu adversário, Evandro Leitão (PT), disseminou um áudio supostamente criado por inteligência artificial. Até este domingo (27), não foram divulgadas provas substanciais atestando que a gravação teria sido gerada por IA.

Publicações com o conteúdo enganoso acumulavam centenas de curtidas no Instagram e no X (ex-Twitter) até a tarde deste domingo (27).

GRAVÍSSIMO!!!! André Fernandes PROVA que áudio foi criado usando inteligência artificial e que foi disseminado a partir do grupo de whatsapp OFICIAL de seu rival, do PT, Evandro Leitão.

Publicações enganam ao afirmar que André Fernandes comprovou que áudio foi gerado por IA e disseminado por campanha de Leitão

Publicações nas redes enganam ao afirmar que o candidato André Fernandes comprovou ter sido criado com uso de IA um áudio que circula em grupos e páginas favoráveis a Evandro Leitão, seu adversário na disputa em Fortaleza. Até este domingo (27), não foram divulgadas provas substanciais para sustentar a alegação.

Na gravação, uma voz semelhante à de Fernandes sugere a compra de votos para garantir a vitória nas eleições. “Daqui pra domingo é derramar dinheiro na mão de pastor, líder comunitário, o que tiver”, diz o áudio — que o candidato do PL alega ser uma deepfake.

Por enquanto, Fernandes apresentou, como possível indício de que o áudio foi produzido por IA, apenas uma avaliação nesse sentido publicada por um cientista de dados no Instagram. Não foram divulgadas mais avaliações ou perícias oficiais sobre o áudio.

As publicações enganosas também afirmam que o conteúdo foi disseminado inicialmente a partir do grupo de WhatsApp oficial de Leitão, o que não é verdade.

Apesar de o áudio realmente ter circulado em um grupo administrado pela campanha do petista, Aos Fatos constatou que a publicação não foi feita por número de telefone relacionado à candidatura e que este não foi o primeiro registro da peça.

Leitão negou envolvimento com a disseminação do áudio e devolveu as acusações. “Você é conhecido como o rei das fake news, inclusive já tendo sido condenado por isso”, disse, em vídeo publicado nas redes.

Desde o início do ano até o primeiro turno das eleições, em 6 de outubro, a Justiça Eleitoral publicou decisões sobre ao menos 159 casos sobre uso de IA em propagandas eleitorais. Destes, há 8 processos motivados por áudios criados artificialmente.

No entanto, como mostrou reportagem do Aos Fatos, apesar do avanço em tecnologias de detecção de deepfakes, identificar o uso de IA em peças de áudio ainda é um desafio para especialistas na área.

O caminho da apuração

Aos Fatos buscou informações atualizadas sobre a divulgação do suposto áudio falso na imprensa e nas redes sociais dos candidatos, e verificou que ainda não há provas substanciais para alegar que a gravação tenha sido gerada por IA.

Além disso, resgatamos análise na qual já havia sido constatado que as publicações indicadas por Fernandes não eram os primeiros registros do áudio.

Compartilhe

Leia também

falsoPost engana ao comparar preços de combustíveis, taxas e cotação do dólar nos governos Bolsonaro e Lula

Post engana ao comparar preços de combustíveis, taxas e cotação do dólar nos governos Bolsonaro e Lula

falsoPosts distorcem decisão do STJ para fazer crer que traficante não será punido ao portar armas

Posts distorcem decisão do STJ para fazer crer que traficante não será punido ao portar armas

falsoSátira sobre briga por assento em voo da Gol circula como se fosse verdade

Sátira sobre briga por assento em voo da Gol circula como se fosse verdade