🕐 ESTA REPORTAGEM FOI PUBLICADA EM Dezembro de 2018. INFORMAÇÕES CONTIDAS NESTE TEXTO PODEM ESTAR DESATUALIZADAS OU TEREM MUDADO.

Aluna do Colégio Militar não ganhou prêmio de matemática; fotos em posts são de atriz pornô

Por Alexandre Aragão

7 de dezembro de 2018, 14h37

É falsa a história da estudante do Colégio Militar de Brasília que teria participado e vencido uma competição de matemática na Universidade Yale, nos EUA. Na verdade, a mulher que aparece nas fotos de publicações no Facebook é a atriz pornô americana Mia Khalifa. Os posts são pegadinhas que já circularam em outras versões com a mesma a intenção: fazer desavisados compartilharem fotos da atriz pornô.

Duas publicações em perfis pessoais no Facebook, com fotografias diferentes de Mia Khalifa, dizem que a “jovem brasileira Camila Ferraz” participou de uma competição na Universidade Yale, nos Estados Unidos, “e tirou medalha de ouro”. E adiciona: “se estivesse rebolando já estava na Globo e famosa.” As informações são falsas.

Denunciadas por usuários do Facebook, as duas publicações reuniam, juntas, mais de 1.400 compartilhamentos até a tarde desta sexta-feira (7). Aos Fatos marcou os posts com o selo FALSO na ferramenta de verificação da rede social (entenda como funciona).


FALSO

Jovem brasileira Camila Ferraz participou da Olimpíada de matemática da Universidade de Yale representando o Colégio Militar de Brasília e tirou medalha de ouro.

Essa história falsa é semelhante à outra que também viralizou, em junho deste ano. A premissa era a mesma: uma fotografia da atriz pornô Mia Khalifa, de óculos, foi publicada com um texto falso dando conta de que ela era uma estudante brasileira vencedora em concurso internacional.

O texto dizia que "essa é Marcela Pereira, estuda na UFMA. Acabou de ganhar o segundo lugar no concurso de física nuclear na Rússia, mas como não é futebolista nem faz parte de movimentos feministas, ninguém se importa”. Na época, a informação falsa foi desmentida por sites como o Boatos e o e-farsas.

Semanas antes, um tweet em espanhol viralizou no México dizendo que a estudante local “Miranda García Hernández” havia ganhado um prêmio científico na Rússia — acompanhado de uma foto de Mia Khalifa. Na época, a informação falsa chegou a ser compartilhada pelo atual ministro das Relações Exteriores do país, Marcelo Ebrard.

A partir dos comentários, podemos perceber que o intuito das publicações é mesmo fazer com que pessoas que não sabem se tratar de uma atriz pornô compartilhem a história como se fosse verdade.

Um dos usuários, por exemplo, escreveu uma mensagem em tom jocoso: “Já a vi demonstrar de várias maneiras diferentes como é possível dois corpos, ou, pelo menos partes deles ocuparem num mesmo intervalo de tempo, o mesmo lugar no espaço, contrariando a lei da impenetrabilidade dos corpos”. Além disso, a maioria das reações aos posts no Facebook é o emoji sorridente (haha).

Muitos outros, porém, acreditaram na veracidade da história. “Parabéns, menina, vai nesta tua força. Deus te abençoe grandemente”, escreveu outro usuário em uma das publicações.


Esta reportagem foi publicada de acordo com a metodologia anterior do Aos Fatos.

Topo

Usamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade. Ao continuar navegando, você concordará com estas condições.