Allan dos Santos não afirmou que substituirá Wajngarten; tweet é de conta falsa

Compartilhe

Não é verdade que o blogueiro bolsonarista Allan dos Santos tenha afirmado em sua conta no Twitter que assumirá a Secretaria Especial de Comunicação Social da Presidência da República enquanto o atual secretário, Fábio Wajngarten, recupera-se de uma infecção por coronavírus. A publicação com o anúncio que vem sendo compartilhada nas redes sociais (veja aqui) foi feita por um perfil homônimo — @aIIantercalivre, com dois “i” maiúsculos no lugar do “L” — que não é o do blogueiro, que, por sua vez, usa a @allantercalivre (com dois “L” minúsculos).

A publicação acumula mais de 3.000 curtidas e 500 compartilhamentos no Twitter. No Facebook, a imagem do post também tem sido difundida e todas as postagens foram marcadas com o selo FALSO (saiba como funciona).


FALSO

Não é do editor do Terça Livre Allan dos Santos um tweet que afirma que, enquanto o secretário de Comunicação da Presidência, Fábio Wajngarten, recupera-se de uma infecção por coronavírus, ele assumirá o seu posto. A conta que publicou a informação falsa é parecida com a do blogueiro mas usa dois “i” maiúsculos no lugar da letra “L”: @aIIantercalivre. No perfil real do blogueiro (@allantercalivre, com dois “L” minúsculos), na verdade, há um tweet que desmente informação em seu perfil oficial:

O responsável pela Secom, que acompanhou o presidente Jair Bolsonaro em viagem aos Estados Unidos na última semana, foi diagnosticado com coronavírus nesta quinta-feira (12).

Não há, no entanto, qualquer informação sobre uma possível substituição de Wajngarten, que deve ficar de isolado em casa enquanto durar a infecção. Em telefonema ao Aos Fatos, a Secom afirmou ainda não ter uma posição oficial sobre um possível afastamento e substituição do secretário.

Referências

  1. O Globo
  2. G1

Compartilhe

Leia também

Japinha do CV não morreu e, na verdade, sequer é quem todo mundo pensava que era

Japinha do CV não morreu e, na verdade, sequer é quem todo mundo pensava que era

falsoVídeo de ato muçulmano em Nova York é de 2023 e não tem relação com novo prefeito

Vídeo de ato muçulmano em Nova York é de 2023 e não tem relação com novo prefeito

falsoVídeo que mostra suposta rota de fuga de chefe do Comando Vermelho foi gerado por IA

Vídeo que mostra suposta rota de fuga de chefe do Comando Vermelho foi gerado por IA

fátima
Fátima