Alckmin não disse que taxar o PIX é 'extremamente necessário'

Compartilhe

O vice-presidente eleito, Geraldo Alckmin (PSB), não disse que taxar o PIX é “extremamente necessário” para o país, nem o G1 publicou reportagem com essa alegação, como fazem crer posts nas redes sociais. Aos Fatos não encontrou a notícia no portal do grupo Globo e a assessoria do governo eleito negou que haja qualquer projeto para taxar o sistema de pagamentos instantâneos. A postagem contém ainda indícios de montagem.

A peça de desinformação conta com ao menos 13,5 mil curtidas no Facebook e centenas de compartilhamentos no Facebook nesta sexta-feira (4). O conteúdo enganoso também tem sido disseminado no Telegram (fale com a Fátima).


Selo falso

 Montagem simula site do G1 para afirmar que Alckmin disse que vai taxar PIX

Postagens enganam ao atribuir ao vice-presidente eleito Geraldo Alckmin (PSB), coordenador da transição de governo, a afirmação de que taxar o PIX é necessário para o crescimento econômico. A assessoria da chapa presidencial eleita desmentiu a autoria da declaração e que existam planos para taxação. A proposta também não consta nas diretrizes apresentadas ao TSE (Tribunal Superior Eleitoral) por Lula e Alckmin.

A imagem disseminada é uma montagem que simula uma notícia do G1. Em pesquisas no site e no Internet Archive, que armazena páginas antigas da web, Aos Fatos não encontrou textos com o mesmo título na imagem. Em outubro, Aos Fatos mostrou que sites simulam reportagens do G1 para disseminar informações falsas.

Outra montagem com a identidade visual do portal de notícias do Grupo Globo anuncia que o vice-presidente eleito teria confirmado a taxação do PIX em 5,76% em cada transação. O G1 nunca publicou essa notícia. Há ainda uma versão que atribui a suposta informação à Jovem Pan, o que também é falso: na verdade, a emissora veiculou a montagem na última quarta-feira para desmenti-la.

Outras postagens enganosas que dizem que Lula fará mudanças no PIX já foram checadas, como em outubro e nesta quarta-feira (2).


Esta checagem foi atualizada às 12h15 do dia 11 de novembro de 2022 para acrescentar outras versões da mesma desinformação que passaram a circular nas redes após a publicação deste texto.

Referências

  1. Aos Fatos (1, 2 e 3)
  2. TSE
  3. Internet Archive
  4. G1
  5. Jovem Pan

Compartilhe

Leia também

falsoVídeo em que Trump critica Moraes e o STF foi manipulado por IA

Vídeo em que Trump critica Moraes e o STF foi manipulado por IA

O que motivou a operação da PF contra Bolsonaro e as consequências para o ex-presidente

O que motivou a operação da PF contra Bolsonaro e as consequências para o ex-presidente

falsoVídeo mostra incêndio em mesquita na Indonésia em 2022, e não atentado recente na Espanha

Vídeo mostra incêndio em mesquita na Indonésia em 2022, e não atentado recente na Espanha

fátima
Fátima