🕐 Esta reportagem foi publicada há mais de seis meses

Água da Sabesp não está contaminada nem causou virose em SP

Por Priscila Pacheco

17 de dezembro de 2021, 18h34

Não é verdade que a água fornecida pela Sabesp (Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo) está contaminada e que isso fez com que metade da população paulista tenha contraído virose, como alega um texto que circula nas redes sociais (veja aqui). A Secretaria de Saúde estadual negou a veracidade da afirmação e a empresa de saneamento disse que a água cumpre os requisitos previstos na legislação e que monitora constantemente sua qualidade.

Esta informação enganosa circula no Twitter e no Facebook, onde reunia ao menos centenas de compartilhamentos em postagens nesta sexta-feira (17).


Selo falso

É falso que a água de São Paulo esteja contaminada e que, por causa disso, metade da população do estado contraiu virose, como alega a postagem checada. Por telefone, a Secretaria de Estado de Saúde paulista desmentiu a veracidade da afirmação, e Aos Fatos não encontrou registros de surtos virais recentes pelo consumo de água.

No Facebook, a Sabesp também negou a veracidade da postagem. A companhia, que abastece 368 dos 645 municípios paulistas, disse que faz diariamente o controle da qualidade da água da captação até a distribuição, antes da entrega nas residências.

No momento, a cidade de São Paulo tem enfrentado uma epidemia de gripe, causada pelo vírus Influenza e sem relação com a água. A transmissão da gripe ocorre pelo contato com gotículas disseminadas por tosse e espirros de outra pessoa contaminada.

O aumento de casos fora de época, visto que a gripe é mais comum no inverno, já atinge pelo menos nove estados. Alguns sintomas são os mesmos citados nas postagens enganosas, como febre, tosse, dor no corpo e dor de cabeça.

Referências:

1. Sabesp (Fontes 1, 2, 3 e 4)
2. Seade
3. Estadão
4. G1 (Fontes 1 e 2)
5. Fiocruz


Aos Fatos integra o Third-Party Fact-Checking Partners, o programa
de verificação de fatos da Meta. Veja aqui como funciona a parceria.


Esta reportagem foi publicada de acordo com a metodologia anterior do Aos Fatos.

Topo

Usamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade. Ao continuar navegando, você concordará com estas condições.