Água da Sabesp não está contaminada nem causou virose em SP

Compartilhe

Não é verdade que a água fornecida pela Sabesp (Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo) está contaminada e que isso fez com que metade da população paulista tenha contraído virose, como alega um texto que circula nas redes sociais (veja aqui). A Secretaria de Saúde estadual negou a veracidade da afirmação e a empresa de saneamento disse que a água cumpre os requisitos previstos na legislação e que monitora constantemente sua qualidade.

Esta informação enganosa circula no Twitter e no Facebook, onde reunia ao menos centenas de compartilhamentos em postagens nesta sexta-feira (17).


Selo falso

É falso que a água de São Paulo esteja contaminada e que, por causa disso, metade da população do estado contraiu virose, como alega a postagem checada. Por telefone, a Secretaria de Estado de Saúde paulista desmentiu a veracidade da afirmação, e Aos Fatos não encontrou registros de surtos virais recentes pelo consumo de água.

No Facebook, a Sabesp também negou a veracidade da postagem. A companhia, que abastece 368 dos 645 municípios paulistas, disse que faz diariamente o controle da qualidade da água da captação até a distribuição, antes da entrega nas residências.

No momento, a cidade de São Paulo tem enfrentado uma epidemia de gripe, causada pelo vírus Influenza e sem relação com a água. A transmissão da gripe ocorre pelo contato com gotículas disseminadas por tosse e espirros de outra pessoa contaminada.

O aumento de casos fora de época, visto que a gripe é mais comum no inverno, já atinge pelo menos nove estados. Alguns sintomas são os mesmos citados nas postagens enganosas, como febre, tosse, dor no corpo e dor de cabeça.


Aos Fatos integra o Third-Party Fact-Checking Partners, o programa
de verificação de fatos da Meta. Veja aqui como funciona a parceria.

Referências

  1. Sabesp (1, 2, 3 e 4)
  2. Seade
  3. Estadão
  4. G1 (1 e 2)
  5. Fiocruz

Compartilhe

Leia também

Por um uso ético da IA no jornalismo

Por um uso ético da IA no jornalismo

falsoBolsonaro não admitiu em áudio participação de Flávio em ‘rachadinha’

Bolsonaro não admitiu em áudio participação de Flávio em ‘rachadinha’

falsoFilho de Lula não comprou a Azul Linhas Aéreas

Filho de Lula não comprou a Azul Linhas Aéreas