É falso que água de coloração rosa em Itu esteja contaminada com metanol

Compartilhe

Não é verdade que a Polícia Civil de São Paulo investiga a presença de metanol na água de Itu (SP), que chegou a residências nesta semana com uma coloração rosada. A SSP-SP (Secretaria de Segurança Pública de São Paulo) desmentiu a alegação. A Companhia Ituana de Saneamento disse que a cor foi causada pelo excesso de um produto químico usado no tratamento da água e que o abastecimento já foi normalizado.

Publicações com o conteúdo enganoso acumulavam ao menos 5.000 curtidas no Instagram, mil compartilhamentos no X e dezenas de compartilhamentos no Facebook até a tarde desta quarta-feira (1º).

ATENÇÃO: Água rosada começou a sair das torneiras em Itu (SP), e a polícia investiga a possível presença de metanol no reservatório.

Publicação no X leva a seguinte legenda: ‘ATENÇÃO: Água rosada começou a sair das torneiras em Itu (SP), e a polícia investiga a possível presença de metanol no reservatório’. A postagem tem duas imagens. À esquerda, aparece uma torneira despejando água rosa em uma xícara transparente. À direita, a imagem mostra um vaso sanitário no momento em que é dada descarga repleto de água com cor rosada.

É falso que a Polícia Civil de São Paulo esteja investigando a presença de metanol em um reservatório de água em Itu após moradores registrarem uma água rosada saindo das torneiras. A SSP-SP (Secretaria de Segurança Pública de São Paulo) afirmou ao Aos Fatos que não há averiguação do tipo em curso.

Em nota, Companhia Ituana de Saneamento explicou que a cor rosada da água que chegou às residências dos bairros São Luiz e Parque América se deve ao uso excessivo de permanganato de potássio. A substância é utilizada no tratamento de água para controle de sabor e odor e remoção de cor. A situação já teria sido normalizada, segundo a empresa.

A companhia de saneamento afirmou ainda que a falha teria sido causada por um problema mecânico gerado por uma instabilidade elétrica na estação de tratamento. A empresa também orienta que os consumidores descartem a água com coloração rosa.

Além disso, diferentemente do que alegam os posts desinformativos, o metanol não é rosa. A substância, além de incolor, tem cheiro de álcool e não faz parte do processo de tratamento de água.

Bebidas adulteradas. No final de semana, casos de intoxicação por metanol após ingestão de bebidas alcoólicas foram registrados no estado de São Paulo. As investigações dão conta de que a substância foi encontrada em destilados, como vodca, gin e uísque.

Pelo menos cinco mortes por intoxicação foram confirmadas e outras quatro estão sob investigação. São Paulo registrou ao menos 22 ocorrências — 15 foram confirmadas e sete ainda estão em análise. Casos suspeitos estão sob investigação também em Pernambuco.

Aos Fatos também desmentiu boatos sobre a confirmação de casos de contaminação por metanol no café, na água mineral, no leite, na Coca-Cola e na cerveja Heineken.

O caminho da apuração

Aos Fatos procurou a Secretária de Segurança Pública de São Paulo que, por email, afirmou que não há investigação sobre a presença de metanol no caso da água rosada em Itu (SP). Também nos baseamos na nota divulgada pela Companhia Ituana de Saneamento, que explicou que o tom rosado foi causado pelo excesso de um produto químico de uso comum no tratamento de água.

Por fim, contextualizamos a checagem com base em informações divulgadas pela imprensa sobre as mortes por intoxicação por metanol.

Compartilhe

Leia também

falsoFoi gerada por IA cena que mostra passagem de tornado por cidade do Paraná

Foi gerada por IA cena que mostra passagem de tornado por cidade do Paraná

falsoGravação que registra navio da COP30 em chamas foi gerada por inteligência artificial

Gravação que registra navio da COP30 em chamas foi gerada por inteligência artificial

Vídeos gerados com Sora 2 desinformam e somam mais de 40 milhões de visualizações no TikTok

Vídeos gerados com Sora 2 desinformam e somam mais de 40 milhões de visualizações no TikTok

fátima
Fátima