Vídeo mostra ação de Natal da Coca-Cola, não operação policial contra tráfico infantil

Compartilhe

Não é verdade que um caminhão da Coca-Cola que transportava vítimas de tráfico infantil foi interceptado pela polícia nos Estados Unidos. A gravação compartilhada pelas peças de desinformação, que mostra o veículo cercado por viaturas policiais, é na realidade um registro de uma campanha de Natal organizada pela empresa em parceria com o departamento de polícia do estado de Iowa.

O vídeo desinformativo somava mais de 7.000 curtidas no Instagram na tarde desta segunda-feira (23) e também circulava no X (ex-Twitter) e TikTok.

Caminhão da Coca Cola cheio de crianças dentro sendo traficadas 😭 🇺🇸 O que mais me assusta nos Estados Unidos é isso!

Vídeo mostra caminhão da Coca-Cola cercado de viaturas policiais em estrada nos Estados Unidos. (Reprodução)

Cenas de uma campanha de arrecadação de brinquedos em um município americano têm circulado nas redes como se fossem um registro de uma ação policial contra um esquema de tráfico infantil. As imagens compartilhadas pelas peças de desinformação foram gravadas no município de Davenport, em Iowa, e mostram uma ação de Natal da Coca-Cola em parceria com uma associação policial.

Registros da campanha publicados pela página do departamento de polícia da cidade mostram o caminhão e as viaturas no estacionamento do shopping Northpark no último dia 14. Por meio de imagens disponíveis no Google Maps, Aos Fatos verificou que as cenas compartilhadas nas redes de fato foram gravadas no shopping (veja abaixo).

Imagem do estacionamento do shopping Northpark em Davenport, Iowa, registrada pelo GoogleMaps em junho de 2021
Vista do estacionamento do shopping Northpark em Davenport de Junho de 2021 têm elementos que correspondem com registro das redes sociais, como posição de postes e telhado de loja (Reprodução/GoogleMaps)

As fotos da campanha mostram uma placa posicionada ao lado dos veículos anunciando a distribuição gratuita de Coca-Cola a quem fizer doações. A sinalização também aparece no vídeo desinformativo.

Caminhão da Coca-Cola e viatura de polícia estão parados em estacionamento. Caixa vermelha repleta de garrafas de refrigerante anuncia distribuição de bebidas a quem fizer doações de brinquedos
Cartaz que anuncia distribuição de refrigerantes aparece em fotos publicadas pelo departamento de polícia e em cenas do vídeo compartilhado nas redes (Reprodução/Facebook)

O departamento de polícia confirmou a veículos de imprensa americanos que os registros que circulam nas redes foram feitos durante a campanha de arrecadação de brinquedos e que não existe qualquer investigação relacionada a tráfico de crianças no local.

No Brasil, a publicação foi desmentida pela AFP Checamos.

O caminho da apuração

Por meio de busca reversa de imagens, Aos Fatos encontrou o vídeo original da peça desinformativa, que mostra mais elementos do cenário em que as imagens foram filmadas, como placas e símbolos. Essas sinalizações permitiram identificar o local da gravação como o estacionamento do shopping Northpark, em Davenport, Iowa.

Procuramos, então, por informações relacionadas ao local e ao caminhão da Coca-Cola que aparece nos vídeos, localizando os registros da ação organizada pelo departamento de polícia em parceria com a marca de refrigerantes.

Por último, encontramos outras reportagens que desmentiram as publicações enganosas.

Compartilhe

Leia também

falsoVídeo mostra bastidores de clipe, não criminosos no Complexo da Penha

Vídeo mostra bastidores de clipe, não criminosos no Complexo da Penha

falsoBeira-Mar não disse que ‘extrema direita é pior que qualquer facção’ em entrevista

Beira-Mar não disse que ‘extrema direita é pior que qualquer facção’ em entrevista

falsoLula chamou Witzel, e não Cláudio Castro, de ‘picareta’

Lula chamou Witzel, e não Cláudio Castro, de ‘picareta’

fátima
Fátima