O Lab é o núcleo de inovação do Aos Fatos, criado para desenvolver produtos que avancem na missão de combater a desinformação.

Nossos projetos já receberam algumas das premiações mais importantes do jornalismo.
A lista inclui o Prêmio Gabo na categoria Inovação, o Digital Media Awards Américas e o Prêmio Cláudio Weber Abramo de Jornalismo de Dados.

O Lab também faz parcerias com organizações interessadas em conhecer mais sobre o cenário da desinformação no Brasil. Google, Spotify, Kwai, Telegram e GDI (Global Disinformation Index) estão entre as empresas com quem já trabalhamos.

Gostaria de colaborar conosco? Mande um email para lab@aosfatos.org

fátima

Bot de inteligência artificial que ajuda leitores a checar informações no WhatsApp, Telegram e no site do Aos Fatos. Vencedor do Prêmio Cláudio Weber Abramo de Jornalismo de Dados e do Digital Media Awards Américas.

Icone da Fátima
escriba

Ferramenta de transcrição em 99 idiomas, que detecta oradores automaticamente e atinge até 97% de precisão. Usada por jornalistas que trabalham no The New York Times, BBC, Globo, RBS, entre outros.

Imagem do Escriba
radar

Monitor automático de desinformação na internet que identifica publicações enganosas e mapeia tendências em sites e redes sociais. Vencedor do Prêmio Gabo de 2020 na categoria inovação.

Democracia

Nos últimos 7 dias, encontramos 1.035 publicações de baixa qualidade dentre 19.279 analisadas.

A variação foi de +5% para a semana anterior.

golpeflix

Acervo de áudios e vídeos virais que investiga o papel das redes sociais na tentativa de golpe de Estado no Brasil em 2023. Dados do projeto foram cedidos para 37 grupos de pesquisa e jornalistas que estudam desinformação.

Imagem do Golpeflix
bolsonaro, checado

Painel interativo que reúne checagens de 6.685 declarações dadas por Jair Bolsonaro durante sua presidência (2019-2022). Finalista do Sigma Data Journalism Awards.

Imagem do bolsonaro checado
artefato

Coleção de obras de arte sobre a pandemia de Covid-19 que foram comissionadas pelo Aos Fatos e usadas para aumentar o alcance de um tira-dúvidas sobre a doença. Os trabalhos foram leiloados e a renda doada para organizações sociais.

Ballet Flávia Barros