🕐 ESTA REPORTAGEM FOI PUBLICADA EM Junho de 2022. INFORMAÇÕES CONTIDAS NESTE TEXTO PODEM ESTAR DESATUALIZADAS OU TEREM MUDADO.

YouTube mantém no ar vídeos em que Bolsonaro desinforma sobre urnas eletrônicas

Por Débora Ely

9 de junho de 2022, 17h37

O YouTube manteve no ar oito dos nove vídeos do presidente Jair Bolsonaro (PL) em que Aos Fatos verificou a presença de desinformação sobre as urnas eletrônicas e o sistema eleitoral. De acordo com a plataforma, essas gravações não violariam a norma implementada em março deste ano, que prevê banimento de conteúdos com alegações falsas de fraude no pleito presidencial de 2018.

Entre esses vídeos está a live em que o presidente prometeu apresentar provas de fraudes, mas listou apenas alegações já desmentidas sobre as urnas eletrônicas, e um discurso em que ele afirma que foi eleito no primeiro turno, “mas o sistema, a fraude que existiu sim, me jogou para o segundo turno”. Esta afirmação, como checamos, não procede.

O único vídeo removido, uma entrevista de agosto de 2021, continha afirmações enganosas similares às dos conteúdos que permanecem ativos, como a de que um candidato diferente aparecia na urna ao digitar o número de Bolsonaro. A menção remete à alegação falsa de que os equipamentos autocompletavam o voto no presidenciável do PT, Fernando Haddad. A gravação foi removida pela plataforma em abril por infração às regras de desinformação.

O YouTube afirmou que os vídeos estão em constante análise e que “tem elaborado um sólido conjunto de políticas e sistemas para dar visibilidade a conteúdo confiável e reduzir a disseminação de informações enganosas permitindo, ao mesmo tempo, a realização do debate político”.

Topo

Usamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade. Ao continuar navegando, você concordará com estas condições.