🕐 ESTA REPORTAGEM FOI PUBLICADA EM Janeiro de 2023. INFORMAÇÕES CONTIDAS NESTE TEXTO PODEM ESTAR DESATUALIZADAS OU TEREM MUDADO.

Vídeos de golpistas mostram policiais coniventes com atos terroristas em Brasília

Por Alexandre Aragão e Luiz Fernando Menezes

8 de janeiro de 2023, 19h27

Vídeos ao vivo transmitidos por golpistas que invadiram prédios públicos em Brasília, neste domingo (8), mostram que policiais militares de Brasília foram coniventes com os crimes. Depois da série de atentados, o presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), assinou decreto determinando intervenção na Secretaria de Segurança Pública do Distrito Federal, responsável pela Polícia Militar.

Enquanto quebraram vidraças e depredaram o Congresso Nacional e o STF (Supremo Tribunal Federal), os golpistas, que alegam contar com o apoio das forças de segurança, gravaram policiais assistindo aos crimes em flagrante, sem agir, e até conversando com os criminosos.

Em um dos vídeos da invasão ao Congresso, um dos golpistas transmite a imagem de um policial federal, que conversa com manifestantes. Ele alega que o agente de segurança “pediu para entrar e disse ‘deixe eu só me identificar e mostrar que eu estou com vocês’” (veja abaixo);

Gravações também mostram que os policiais escoltavam os manifestantes por Brasília antes da invasão e que não impediram que os golpistas furassem os bloqueios.

Diferentes registros mostram também policiais gravando e tirando fotos do ato golpista enquanto os manifestantes depredavam e invadiam o local.

Nesta segunda-feira (9), um vídeo que mostra golpistas invadindo o Congresso na frente de policiais da tropa de choque, que não reagem, circula em grupos bolsonaristas como se a anuência das forças de segurança fosse prova de que não houve invasão.

“Lamentavelmente, quem tem que fazer a segurança do Distrito Federal é a Polícia Militar do Distrito Federal, que não fez. Houve incompetência, má vontade ou má-fé das pessoas que cuidam da segurança pública do Distrito Federal. Não é a primeira vez”, disse Lula neste domingo, em entrevista coletiva em Araraquara (SP), antes de voltar a Brasília. “Esses policiais que participaram disso não poderão ficar impunes e não poderão participar da corporação, porque não são de confiança da sociedade brasileira.”

A AGU (Advocacia-Geral da União) pediu ao ministro Alexandre de Moraes, do STF, que ele decrete a prisão do secretário de Segurança Pública do Distrito Federal, Anderson Torres — que também é ex-ministro da Justiça do governo de Jair Bolsonaro (PL). A AGU pediu ainda que todos os golpistas que participaram das invasões sejam presos em flagrante.

No sábado (7), o governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha (MDB), afirmou que iria “acompanhar as manifestações e manter a segurança”, ao comentar as dezenas de ônibus que chegaram à Brasília. Após os atos terroristas neste domingo (8), Rocha exonerou Anderson Torres. “Também solicitei apoio do governo federal e coloco o GDF [Governo do Distrito Federal] à disposição”, escreveu no Twitter.

Até o momento da publicação deste texto, mais de cem pessoas haviam sido presas em flagrante em Brasília.


Este texto foi atualizado às 13h05 do dia 9 de janeiro de 2023 para acrescentar outro vídeo.

Topo

Usamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade. Ao continuar navegando, você concordará com estas condições.