🕐 ESTA REPORTAGEM FOI PUBLICADA EM Junho de 2022. INFORMAÇÕES CONTIDAS NESTE TEXTO PODEM ESTAR DESATUALIZADAS OU TEREM MUDADO.

TikTok remove vídeos com ataques às urnas após denúncia do Aos Fatos

Por Débora Ely, Ethel Rudnitzki e João Barbosa

10 de junho de 2022, 15h33

O TikTok removeu nesta sexta-feira (10) 14 dos 76 vídeos em que o Radar Aos Fatos identificou presença de desinformação e de ataques às urnas eletrônicas. Juntos, os conteúdos banidos reuniam cerca de 344 mil visualizações na plataforma. A empresa não informou o motivo que levou à exclusão dessas postagens.

Nesta quinta-feira (9), o Radar mostrou que 76 vídeos com ataques e informações falsas sobre o sistema eleitoral já haviam sido assistidos 5,3 milhões de vezes no TikTok. Este volume representa 33% da audiência dos conteúdos mais populares a respeito das urnas na plataforma, segundo a amostra analisada.

Os vídeos traziam alegações enganosas como uma denúncia de fraude nas eleições de Caxias (MA), uma declaração em que o presidente Jair Bolsonaro (PL) cita uma suposta “sala secreta” no TSE (Tribunal Superior Eleitoral) e relatos de que urnas completaram automaticamente o voto em Fernando Haddad (PT) em 2018. Todas essas afirmações já foram desmentidas por Aos Fatos.

Topo

Usamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade. Ao continuar navegando, você concordará com estas condições.