🕐 ESTA REPORTAGEM FOI PUBLICADA EM Setembro de 2022. INFORMAÇÕES CONTIDAS NESTE TEXTO PODEM ESTAR DESATUALIZADAS OU TEREM MUDADO.

Site exclui posts com desinformação após Aos Fatos revelar lucro com Google AdSense

Por Ethel Rudnitzki e Tai Nalon

23 de setembro de 2022, 17h08

O site Terra Brasil Notícias excluiu uma série de publicações enganosas após o Radar Aos Fatos revelar, nesta semana, que o veículo se aproveitava de brechas no serviço de anúncios automáticos Google AdSense para lucrar com desinformação. Monitoramento do Aos Fatos mostrou que links do portal estavam entre os mais compartilhados em grupos de WhatsApp e Telegram. Mensalmente, o site acumula 10,9 milhões de visitas.

A reportagem havia entrado em contato com os responsáveis pelo Terra Brasil dando como exemplo oito links com conteúdo enganoso publicados pelo site. Os responsáveis negaram a presença de desinformação. As mesmas URLs foram tiradas do ar depois da publicação.

O site também publicou dois desmentidos ao longo da semana. Um afirmava que Aos Fatos “tenta criar narrativa nefasta contra o Terra Brasil Notícias”. Dizia também que “o Terra Brasil Notícias repudia esse comportamento e já está com sua equipe jurídica estudando a melhor forma de parar com essa tentativa velada de censura prévia”.

Em publicação posterior, também disse que “o Terra Brasil Notícias se comprometeu e reitera em público a lutar contra a desinformação seja de cunho político ou qualquer outro, ainda que venha de uma imprensa antiga e arcaica com costumes coronelialistas de fazer as vezes do ‘ministério da verdade’, como descrito na obra fictícia de Geoge Orwell, onde somente suas matérias jornalísticas maliciosas devem servir como balizamento das informações”. O site não publicou aviso de que as informações anteriormente divulgadas eram enganosas.

Entre essas falsas informações estava uma publicação que dizia que a “imprensa americana” estaria “detonando urnas eletrônicas sem voto impresso”, sem deixar claro que não se tratava de urnas usadas no sistema de votação brasileiro. É possível acessar uma versão arquivada do texto no site WayBack Machine.

Aos Fatos entrou em contato com a assessoria de imprensa do Google na tarde desta sexta-feira (23) para saber se o Terra Brasil Notícias havia sofrido alguma espécie de advertência em relação ao conteúdo publicado, mas a empresa disse não comentar casos específicos.

Após a publicação, os responsáveis pelo veículo informaram que retiraram os conteúdos do ar "para fazer uma reanálise mais criteriosa de cada materia, atendendo ao contraditório ao qual prezamos e temos respeito".


Esta reportagem foi atualizada às 19h do dia 23 de setembro de 2022 para incluir a resposta do Google. Também foi alterada às 12h15 do dia 26 de setembro de 2022 para acrescentar o retorno do portal Terra Brasil Notícias.

Topo

Usamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade. Ao continuar navegando, você concordará com estas condições.