🕐 ESTA REPORTAGEM FOI PUBLICADA EM Julho de 2022. INFORMAÇÕES CONTIDAS NESTE TEXTO PODEM ESTAR DESATUALIZADAS OU TEREM MUDADO.

Foto que Lula postou com petistas duplicados viraliza entre bolsonaristas

Por Luiz Fernando Menezes

4 de julho de 2022, 13h19

Uma foto publicada pelo perfil do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), às 10h46 do sábado (2), tem militantes petistas duplicados. Durante o fim de semana, a imagem dominou o debate nas redes bolsonaristas, com acusações de que o PT fez uma montagem para dar a impressão de que havia mais militantes do que na realidade. No mesmo dia, que celebra a independência da Bahia em 1823, o presidente Jair Bolsonaro (PL) promoveu uma motociata em Salvador.

O PT definiu a questão como um "erro técnico" decorrente da junção de nove imagens para formar a visão panorâmica. Postagens irônicas ou críticas à publicação acumularam, em dois dias, mais de 176 mil compartilhamentos no Facebook e 330 mil visualizações no YouTube.

No Twitter, a foto também foi apontada como montagem por parlamentares e políticos como o vereador Carlos Bolsonaro (Republicanos-RJ), os deputados federais Eduardo Bolsonaro (PL-SP), Bia Kicis (PL-DF) e Carla Zambelli (PL-SP), o senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ) e o ministro-chefe da Casa Civil, Ciro Nogueira (PP-PI). Só essas seis publicações totalizaram 82 mil interações até a manhã desta segunda-feira (4).

A imagem, registrada pelo fotógrafo Ricardo Stuckert — que faz parte da equipe de comunicação do petista —, de fato mostra pessoas repetidas em diversos pontos. Em entrevista ao G1, Stuckert disse que a foto panorâmica compartilhada no Twitter é resultado da junção de nove imagens: "Eu fiz nove fotos para pegar o ângulo todo. E aí o que que acontece? Quando eu estava fotografando, o drone vai mexendo. Só que as pessoas estavam mexendo. O que aconteceu? As pessoas mexem, duplicou, e na hora que software junta todas as nove fotos para fazer esse 180 graus, ele não juntou direito porque as pessoas mexeram. Foi uma sobreposição."

A equipe do petista definiu a questão como um “erro técnico” no registro panorâmico. Em câmeras digitais e celulares, o efeito panorâmico une diversas imagens, registradas em um movimento contínuo da câmera, para dar a sensação de que a lente alcançou um espaço maior. Após as críticas, Lula postou uma nova foto, sem duplicações, e também um vídeo da passeata feito por um drone.

Topo

Usamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade. Ao continuar navegando, você concordará com estas condições.