🕐 ESTA REPORTAGEM FOI PUBLICADA EM Janeiro de 2023. INFORMAÇÕES CONTIDAS NESTE TEXTO PODEM ESTAR DESATUALIZADAS OU TEREM MUDADO.

Dias antes de tomar posse, deputada reeleita apaga vídeos antivacina do YouTube

Por Ethel Rudnitzki e João Barbosa

30 de janeiro de 2023, 17h49

Nos últimos dez dias, o canal da deputada federal Chris Tonietto (PL-RJ) no YouTube teve oito vídeos retirados do ar. Reeleita, Tonietto deve tomar posse para o segundo mandato nesta quarta-feira (1º).

  • Sete vídeos foram excluídos ou tornados privados pelo próprio administrador do canal entre os dias 19 e 29 de janeiro;
  • Um dos conteúdos foi removido pelo YouTube por descumprimento das regras da plataforma no dia 26 de janeiro;
  • Todos os vídeos haviam sido publicados entre agosto e novembro de 2021 e tratavam de vacinação;
  • Esses conteúdos somavam quase 95 mil visualizações antes de serem apagados.

O vídeo mais visto foi o da audiência pública “Carteira de Vacinação Digital e Certificado de Imunização”, que aconteceu na Câmara dos Deputados em 30 de agosto de 2021, com 41.388 visualizações. Participaram militantes antivacina, como a médica Maria Emília Gadelha. Tonietto também excluiu outros dois trechos da audiência pública com falas dos participantes.

Além de Gadelha, outros desinformadores faziam parte dos conteúdos excluídos pela deputada. No domingo (29), a parlamentar apagou o vídeo de sua participação no canal Terça Livre, cujo fundador teve prisão decretada no âmbito do inquérito das fake news. Nele, ela falava sobre seu projeto de lei contra o chamado “passaporte sanitário”, que exigia a obrigatoriedade da vacinação contra Covid-19 para participação em eventos e espaços públicos.

Ficou a cargo do YouTube, no entanto, remover uma live de Tonietto com a também deputada reeleita Bia Kicis (PL-DF) sobre o mesmo projeto de lei. Na descrição do vídeo, ela chamava a exigência de comprovante de vacinação de “apartheid sanitário”, em falsa comparação com o regime de segregação racial que ocorreu entre 1948 e 1994 na África do Sul.

Questionada sobre a exclusão dos conteúdos, a parlamentar não respondeu até a publicação desta reportagem.

Topo

Usamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade. Ao continuar navegando, você concordará com estas condições.