🕐 ESTA REPORTAGEM FOI PUBLICADA EM Novembro de 2022. INFORMAÇÕES CONTIDAS NESTE TEXTO PODEM ESTAR DESATUALIZADAS OU TEREM MUDADO.

Vídeos de canal bloqueado no YouTube por decisão do TSE seguem no ar

Por Ethel Rudnitzki

8 de novembro de 2022, 13h19

Vídeos de um canal bolsonarista no YouTube seguem no ar mesmo após o TSE (Tribunal Superior Eleitoral) ter determinado a suspensão de redes do grupo. Como a decisão é sigilosa, apenas as partes do processo podem saber o escopo exato do que deve ser excluído.

Em nota ao Aos Fatos, o YouTube diz que “a ordem (…) do TSE era relativa ao bloqueio temporário do canal” e que “não podemos dividir mais informações, uma vez que o processo é confidencial”.

  • Desde a semana passada, a página inicial e sete vídeos do canal Coronel Koury Grupo B-38 estão indisponíveis para acesso por meio de IPs registrados no Brasil;
  • Porém, ainda é possível acessar os outros 89 vídeos postados pelo canal desde agosto de 2021;
  • Entre eles, pelo menos 50 contêm desinformação sobre o processo eleitoral ou ataques às instituições ou a opositores de Bolsonaro;
  • A maioria (33) defende uma suposta “contagem pública de votos” com base em argumentos falsos — como de que as urnas eletrônicas não são auditáveis ou que os votos são contabilizados em uma sala secreta do TSE.

Em um dos vídeos ainda disponíveis, o coronel da reserva da Aeronáutica Marcos Koury incentiva uma greve de caminhoneiros antes mesmo do segundo turno da eleição. A ideia seria que os motoristas pedissem a implementação do voto impresso por meio de Medida Provisória — ideia defendida pelo grupo desde 2021.

Os vídeos publicados após o segundo turno, entre eles um cujo título diz “na fraude não leva”, encontram-se indisponíveis no Brasil. Também estão indisponíveis dois vídeos publicados após as manifestações de 7 de Setembro deste ano.

Os conteúdos, no entanto, podem ser acessados por IPs estrangeiros e o canal segue produzindo vídeos mesmo após a punição, tendo feito quatro publicações nos últimos cinco dias, que conquistaram mais de 6.000 visualizações.

No sábado (5), o canal publicou vídeo sobre alegações falsas sobre as eleições brasileiras feitas por um grupo argentino.

Topo

Usamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade. Ao continuar navegando, você concordará com estas condições.