🕐 ESTA REPORTAGEM FOI PUBLICADA EM Junho de 2022. INFORMAÇÕES CONTIDAS NESTE TEXTO PODEM ESTAR DESATUALIZADAS OU TEREM MUDADO.

Perfil de Bolsonaro no LinkedIn mistura propaganda de governo com desinformação

Por Amanda Ribeiro, Débora Ely, Ethel Rudnitzki e João Barbosa

15 de junho de 2022, 17h13

O presidente Jair Bolsonaro (PL) mantém, desde maio, um perfil no LinkedIn em que divulga ações de seu governo, mas também difunde alegações enganosas. Com 27,6 mil seguidores, a página do mandatário acumula hoje 124 postagens. A maioria delas (108) promove apenas programas e feitos de sua gestão, mas Aos Fatos identificou que, em pelo menos nove publicações, o mandatário reproduziu desinformação.

Foram compartilhadas, por exemplo, duas transmissões ao vivo de junho em que Bolsonaro engana ao afirmar que estudos concluíram que o isolamento social não foi eficaz durante a pandemia e ao relacionar vacinas de spray nasal com um medicamento testado para suprimir o processo inflamatório da Covid-19.

Também foi postado que o Brasil é o país que mais conserva o meio ambiente no mundo, o que é falso; e que a pandemia e a guerra na Ucrânia seriam os responsáveis pela inflação, desconsiderando uma série de fatores internos que contribuem para a escalada dos preços.

O perfil omite ainda no currículo profissional o período em que Bolsonaro foi vereador do Rio de Janeiro e deputado federal, afirmando apenas que ele é presidente do Brasil e que tem formação na Academia Militar das Agulhas Negras. A página do mandatário ressalta que “estratégia”, “governo” e “resolução de problemas” estão entre as competências dele.

Topo

Usamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade. Ao continuar navegando, você concordará com estas condições.