🕐 ESTA REPORTAGEM FOI PUBLICADA EM Setembro de 2022. INFORMAÇÕES CONTIDAS NESTE TEXTO PODEM ESTAR DESATUALIZADAS OU TEREM MUDADO.

Bolsonaristas criam grupos de Telegram com 88 mil pessoas para fazer ‘contagem pública’

Por Bianca Bortolon, Ethel Rudnitzki e Milena Mangabeira

30 de setembro de 2022, 14h40

A partir de uma corrente de Telegram que circula há cerca de duas semanas, bolsonaristas organizaram 27 grupos — um para cada unidade federativa — que reúnem 88 mil pessoas com o objetivo de realizar uma suposta “contagem pública” de votos.

O texto pede que apoiadores do candidato à reeleição, Jair Bolsonaro (PL), enviem fotos dos comprovantes de votação. Segundo o TSE (Tribunal Superior Eleitoral), no entanto, o documento não serve para essa finalidade.

  • “Envie uma foto do seu COMPROVANTE de voto logo após você sair da sua sessão, no dia da eleição”, pede a mensagem. “Basta enviar o comprovante uma vez só, NADA MAIS, para facilitar a contagem em caso de necessidade para nosso Presidente Bolsonaro!”
  • Outra versão da corrente ainda ataca eleitores do PT e questiona a integridade do pleito de 2018. “Voto secreto é coisa de petista que quer fraudar as eleições, como já vem fraudando há 16 anos”, diz.

Em nota, o TSE explica que a ideia não faz sentido técnico. “O comprovante não pode ser utilizado para essa finalidade porque o único voto válido é aquele digitado e confirmado pelo eleitor na urna eletrônica. Sendo assim, não é o comprovante que garante que o eleitor já votou, e sim o software da própria urna eletrônica.”

O órgão ressalta ainda que eleitores podem cruzar dados da totalização dos votos por meio do aplicativo Boletim na Mão, “criado justamente para incentivar a fiscalização do processo eleitoral pelo eleitorado”. O app dá acesso rápido aos resultados de boletins de urna por meio da leitura de um QR Code e permite confrontar com os resultados divulgados na página da Justiça Eleitoral.

Topo

Usamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade. Ao continuar navegando, você concordará com estas condições.