🕐 ESTA REPORTAGEM FOI PUBLICADA EM Fevereiro de 2023. INFORMAÇÕES CONTIDAS NESTE TEXTO PODEM ESTAR DESATUALIZADAS OU TEREM MUDADO.

Vídeo em que público grita ‘Lula ladrão’ na Times Square é de novembro de 2022

Por Marco Faustino

13 de fevereiro de 2023, 17h00

Um vídeo que mostra pessoas gritando “Lula, ladrão, seu lugar é na prisão” na Times Square, em Nova York, não foi gravado durante o encontro do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) com Joe Biden, presidente dos Estados Unidos, em fevereiro de 2023. A filmagem foi feita durante a gravação do DVD da dupla sertaneja Henrique e Juliano, em novembro de 2022.

Publicações com o conteúdo enganoso acumulavam 5.000 compartilhamentos no Facebook e 350 mil visualizações no TikTok nesta segunda-feira (13).


Selo falso

[Brasileiros lotam a Times Square e gritam contra Lula]. Isso aí está acontecendo na Times Square, em Nova York, enquanto o presidente Lula Larápio está se encontrando com o presidente Biden, dos Estados Unidos

Posts difundem que pessoas lotaram a Times Square, em Nova York, e entoaram cânticos de “Lula ladrão” durante visita de Lula aos EUA, em fevereiro de 2023, o que é falso.

Posts nas redes enganam ao afirmar que um vídeo que mostra pessoas gritando “Lula, ladrão, seu lugar é na prisão” na Times Square, ponto turístico de Nova York, foi gravado enquanto o presidente Lula se reunia com o presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, em fevereiro de 2023. Por meio de busca reversa, o Aos Fatos verificou que o registro foi feito em 19 de novembro de 2022, durante a gravação do DVD da dupla sertaneja Henrique e Juliano.

Lula se reuniu com Biden na sexta-feira (10), na Casa Branca. Os dois líderes comunicaram que o fortalecimento da democracia, a promoção do respeito aos direitos humanos e o enfrentamento da crise climática estão no centro da agenda comum.

O Aos Fatos não encontrou registros de manifestação semelhante à registrada no vídeo, em Nova York, durante a recente viagem de Lula. Em Washington, um grupo pequeno de pessoas se manifestou contra e a favor do mandatário em frente à Blair House, conhecida como a “casa de hóspedes do presidente norte-americano”, onde Lula ficou hospedado.

Referências:

1. G1
2. TikTok
3. Embaixada e Consulados dos EUA no Brasil
4. Poder360

Topo

Usamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade. Ao continuar navegando, você concordará com estas condições.