🕐 ESTA REPORTAGEM FOI PUBLICADA EM Outubro de 2022. INFORMAÇÕES CONTIDAS NESTE TEXTO PODEM ESTAR DESATUALIZADAS OU TEREM MUDADO.

Vídeo engana ao afirmar que fotos de candidatos foram trocadas em Sapiranga (RS)

Por Priscila Pacheco

2 de outubro de 2022, 19h55

Não é verdade que uma urna eletrônica mostrou uma foto que não representava o candidato escolhido em Sapiranga (RS), como é dito em postagens nas redes sociais (veja aqui). O juiz eleitoral Felipe Só dos Santos Lumertz explicou ao Aos Fatos que os eleitores que aparecem na gravação afirmaram que queriam votar no ex-deputado Ruy Irigaray (União Brasil), mas o candidato é o pai do político, que usa o mesmo nome do filho.

Publicações com o conteúdo enganoso acumulavam 2 mil compartilhamentos no Facebook neste domingo (2).


Selo falso

Denúncia urgente: Esses três jovens da minha cidade, SAPIRANGA RS, tiveram problemas na hora de votar. No momento de digitar o número do seu candidato aparecia na urna a foto de outro candidato, confundindo assim completamente os eleitores. Zona 131, sessão 127. Lamentável.

Eleitores enganam em vídeo ao afirmar que digitaram o número de um candidato, mas apareceu a foto de outro na urna

Os eleitores de Sapiranga (RS) que aparecem em um vídeo dizendo que apareceu a foto de um candidato ao digitar o número de outro confundiram o pai de um político com o seu filho, conforme apurou Aos Fatos. Segundo o juiz eleitoral Felipe Lumertz, uma das pessoas que aparecem no vídeo confirmou ao cartório da cidade que digitou o número de Ruy Irigaray Bolsonaro (União Brasil), candidato a deputado estadual de 85 anos de idade, mas esperavam votar no ex-deputado Ruy Irigaray, seu filho, de 39 anos.

Ruy Irigaray foi eleito deputado estadual em 2018 quando integrava o PSL, ex-partido do presidente Jair Bolsonaro (PL). Em março deste ano, teve o mandato cassado por improbidade administrativa e está inelegível por oito anos. O candidato idoso é o pai dele que está disputando a primeira eleição e adotou o sobrenome do presidente Jair Bolsonaro no nome de urna. Nas redes sociais, o candidato chegou a usar um avatar com a imagem do filho.

Segundo Lumertz, não há indícios de que urnas tenham trocado a imagem de outros candidatos. O Aos Fatos tentou contato com o homem que apresenta o vídeo com os três eleitores para que pudesse detalhar o incidente, mas não obteve retorno até a publicação desta checagem.

Referências:

1. TSE (1, 2 e 3)
2. ALRS
3. G1
4. Sul21


Neste fim de semana, o Aos Fatos se uniu às iniciativas de checagem AFP Checamos, Boatos.org, Comprova, E-Farsas, Fato ou Fake e Lupa para verificar em conjunto a desinformação sobre as eleições.

Topo

Usamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade. Ao continuar navegando, você concordará com estas condições.