🕐 ESTA REPORTAGEM FOI PUBLICADA EM Maio de 2022. INFORMAÇÕES CONTIDAS NESTE TEXTO PODEM ESTAR DESATUALIZADAS OU TEREM MUDADO.

É falso que vídeo foi gravado em ato bolsonarista no Rio de Janeiro no 1º de maio

Por Luiz Fernando Menezes

2 de maio de 2022, 17h54

Não foi gravado durante o ato bolsonarista de domingo (1) na praia de Copacabana, no Rio de Janeiro, um vídeo que tem sido compartilhado nas redes sociais com esta atribuição (veja aqui). As imagens estão disponíveis no Kwai desde o dia 7 de setembro de 2021, quando houve uma manifestação de apoio ao presidente no mesmo local.

Publicações com o vídeo em contexto enganoso acumulavam ao menos 7.000 compartilhamentos no Facebook nesta segunda-feira (2).


Selo distorcido

Vídeo mostra ato de 7 de Setembro de 2021 no Rio de Janeiro, não manifestação do Dia do Trabalho

Um vídeo que mostra milhares de pessoas de verde e amarelo na avenida Atlântica, em Copacabana, no Rio de Janeiro, não foi gravado na manifestação bolsonarista de domingo (1º). As imagens circulam nas redes sociais pelo menos desde o dia 7 de setembro de 2021, data de outro ato organizado por apoiadores do governo de Jair Bolsonaro (PL).

É possível ver, no canto inferior direito do vídeo, a identificação de um usuário da rede social Kwai, que postou a gravação em 7 de Setembro do ano passado (veja abaixo).

Vídeo utilizado nas peças foi publicado em 7 de setembro de 2021.

Apoiadores do presidente voltaram a se manifestar no Rio de Janeiro no domingo (1º), Dia do Trabalho. A manifestação contou com a presença do deputado federal Daniel Silveira (PSL-RJ), que atacou o STF em seu discurso e pediu a liberdade de “presos políticos”

Referências:

1. G1 (Fontes 1 e 2)
2. Facebook Humor Delesmano
3. CNN Brasil


Aos Fatos integra o Programa de Verificação de Fatos Independente da Meta. Veja aqui como funciona a parceria.


Esta reportagem foi publicada de acordo com a metodologia anterior do Aos Fatos.

Topo

Usamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade. Ao continuar navegando, você concordará com estas condições.