🕐 ESTA REPORTAGEM FOI PUBLICADA EM Maio de 2022. INFORMAÇÕES CONTIDAS NESTE TEXTO PODEM ESTAR DESATUALIZADAS OU TEREM MUDADO.

Vídeo mostra protesto no 7 de Setembro do ano passado, não no Dia do Trabalho

Por Luiz Fernando Menezes

2 de maio de 2022, 18h05

Um vídeo que mostra de longe um discurso do presidente Jair Bolsonaro (PL) a apoiadores em um ato na Esplanada dos Ministérios, em Brasília (DF), é atribuído de forma enganosa às manifestações de 1º de maio de 2022, Dia do Trabalho, nas redes sociais (veja aqui). As imagens foram gravadas em 7 de setembro de 2021, durante um protesto bolsonarista.

Publicações com o vídeo em contexto enganoso acumulavam ao menos 1.300 compartilhamentos no Facebook nesta segunda-feira (2).


Selo distorcido

Vídeo mostra ato de 7 de Setembro de 2021 em Brasília, não manifestação do Dia do Trabalho

Não é verdade que um vídeo que mostra milhares de pessoas na Esplanada dos Ministérios, em Brasília, foi registrado no ato bolsonarista de domingo (1º). As imagens são da manifestação de apoiadores do presidente em 7 de Setembro do ano passado.

Aos Fatos não encontrou a origem do vídeo, mas, ao compará-lo com outras imagens do ano passado, identificou semelhanças com o protesto do ano passado, como o caminhão em que Bolsonaro discursou, os manifestantes ao redor de um retângulo vazio e uma bandeira verde e amarela em destaque.

É possível ouvir também a voz do presidente. No último domingo (1º), Bolsonaro compareceu à manifestação em Brasília, mas não discursou.

O mesmo vídeo das peças de desinformação já foi usado com a alegação falsa de que se tratava de um evento de lançamento da candidatura de Jair Bolsonaro, que não ocorreu até o momento. A pré-candidatura do presidente à reeleição aconteceu em evento fechado, em Brasília, em março.

Referências:

1. Google Search
2. YouTube
3. O Tempo
4. G1 (Fontes 1 e 2)
5. Aos Fatos
6. Poder 360


Esta reportagem foi publicada de acordo com a metodologia anterior do Aos Fatos.

Topo

Usamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade. Ao continuar navegando, você concordará com estas condições.